Israel volta a deter a activista palestina Khalida Jarrar

Israel deteve na madrugada desta terça-feira a activista palestina Khalida Jarrar na sua casa, em Al-Bireh, perto de Ramala, na Cisjordânia ocupada. O seu marido, Ghassan Jarrar, disse à que os soldados invadiram a casa da família arrombando a porta da frente às 5 horas da madrugada, revistaram a casa e detiveram Khalida.

Khalida Jarrar, de 60 anos, é uma figura proeminente da Frente Popular para a Libertação da Palestina, a segunda maior facção da Organização para a Libertação da Palestina, e foi eleita membro do Conselho Legislativo nas últimas eleições parlamentares realizadas em 2006. Há muito que defende os direitos das mulheres e também fez pressão para a libertação de milhares de prisioneiros palestinos detidos nas prisões israelitas.

Khalida Jarrar foi detida inúmeras vezes pela ocupação israelita e passou vários anos na prisão, a maior parte dos quais em regime de isolamento. Tinha sido libertada pela última vez em Setembro de 2021, depois de ter passado dois anos na prisão, a maior parte dos quais em detenção administrativa, sem acusação nem julgamento. Em Julho de 2021, as autoridades israelitas recusaram-se a libertá-la para assistir ao funeral da sua filha, Suha. Anteriormente tinha sido detida em Outubro de 2019 e libertada em Setembro do ano seguinte, depois de ter sido mantida sem julgamento todo esse tempo.

Desde 7 de Outubro, as forças israelitas prenderam cerca de 4700 palestinos na Cisjordânia ocupada. De acordo com o Ministério da Saúde Palestino, no mesmo período, as forças armadas e os colonos mataram mais de 300 palestinos e feriram mais de 3100, marcando 2023 como o ano mais mortífero para os palestinos na Cisjordânia desde 2005.

Entretanto em Gaza, desde 7 de Outubro, pelo menos 20 915 pessoas foram mortas e 54 918 ficaram feridas em ataques israelitas. As vítimas são, na sua maioria, mulheres e crianças. O número revisto de mortos no ataque do Hamas a Israel é de 1139. A quase totalidade dos 2,3 milhões de habitantes de Gaza está deslocada.

Ler também:

Israel recusa-se a libertar Khalida Jarrar para assistir ao funeral da filha
Carta de Khalida Jarrar ao Festival de Literatura «Palestine Writes» escrita da prisão
Israel prende dirigente palestina Khalida Jarrar e dezenas de militantes da FPLP
Khalida Jarrar libertada após 20 meses de detenção sem julgamento em prisão israelita
Assembleia da República aprova voto pela libertação de Khalida Jarrar e de outros deputados palestinos

Print Friendly, PDF & Email
Share