Vigília em Faro reclama fim à agressão a Gaza e paz para o Médio Oriente

Respondendo ao apelo da União dos Sindicatos do Algarve – CGTP, do Conselho Português para a Paz e Cooperação e do MPPM, duas centenas de pessoas reuniram-se na Rua de Santo António, no centro da capital algarvia, para demonstrar o seu repúdio pela bárbara agressão de Israel contra a Faixa de Gaza, que já provocou mais de 10 000 mortos palestinos (quase metade dos quais crianças) e enormes destruições materiais, criando uma catástrofe humanitária de proporções inimagináveis.

Ao mesmo tempo que exigiram um cessar-fogo imediato que ponha fim ao massacre, os participantes na Vigília alertaram para o perigo do alastramento da guerra a todo o Médio Oriente e reclamaram uma solução de fundo para a questão, que passa pela criação de um Estado palestino independente e soberano. A solidariedade com o povo palestino foi afirmada uma e outra vez na palavra de ordem «Palestina vencerá».

Com apresentação de Emmanuel Luz (do Sindicato dos Professores da Zona Sul), a Vigília contou com a participação musical de Luís Galrito, acompanhado por António Hilário, e a leitura de poemas palestinos por Dulce Vilhena. Em representação das organizações promotoras, usaram da palavra Catarina Marques (USAL), Sofia Costa (CPPC) e José Oliveira (MPPM).

Print Friendly, PDF & Email
Share