Vaga solidária com o povo palestino e pela paz no Médio Oriente varre Portugal

Manifestação Lisboa 29/10/2023

A brutal agressão de Israel contra a população da Faixa de Gaza e o povo palestino em geral, que se seguiu aos acontecimentos de 7 de Outubro de 2023, suscitou uma imediata reacção nas ruas do nosso país. Essa reacção transformou-se, ao fim de mês e meio, numa onda de acções solidárias com o Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, envolvendo muitos milhares de portugueses, bem como palestinos e pessoas de muitas outras nacionalidades residentes no nosso país.

Esta vaga solidária exprimiu-se em acções de rua em 13 capitais de distrito e em numerosas outras localidades, de Norte a Sul de Portugal, muitas vezes sob difíceis condições meteorológicas. O MPPM esteve activamente empenhado, desde a primeira hora, nesta onda de solidariedade que está a percorrer o nosso país.

Além das acções de rua que adiante se referem, que foram geralmente promovidas, em formatos diferenciados, pela CGTP-IN, CPPC, MPPM, Associação Juvenil Projecto Ruído e outras estruturas e organizações sindicais e populares, realizaram-se neste período diversas outras acções com a presença do MPPM. O nosso Movimento dinamizou igualmente tomadas de posição exigindo o cessar-fogo na Palestina, a paz no Médio Oriente e uma solução que reconheça os direitos inalienáveis do povo da Palestina, nomeadamente um importante Apelo assinado por 127 mulheres e homens da Cultura.

A solidariedade com a Palestina e a exigência dum cessar-fogo imediato marcaram também importante presença no III Encontro pela Paz realizado, na sequência de anteriores Encontros em 2018 e 2021, no dia 28 de Outubro de 2023 em Vila Nova de Gaia. Este III Encontro foi promovido por 13 entidades e organizações entre as quais o MPPM, e contou com a presença de 800 pessoas empenhadas na luta pela Paz em todas as suas vertentes.

A primeira acção de rua após o início dos bombardeamentos contra Gaza foi, logo na quarta-feira dia 11 de Outubro, a concentração promovida pelo MPPM, CPPC e CGTP-IN em Lisboa, na Praça Martim Moniz, com a participação de centenas de pessoas.

Na terça-feira 17 de Outubro foi a vez duma primeira concentração no Porto, na Praceta da Palestina, seguida no dia seguinte, 18 de Outubro, de uma nova concentração no Martim Moniz em Lisboa, acções que contaram com a presença de muitas centenas de pessoas.  A partir daí, o movimento foi-se alargando no plano nacional.

No dia 19 de Outubro realizou-se uma concentração em Évora, no Largo Camões. No dia 25 de Outubro realizou-se uma concentração em Braga, na Rua do Castelo, e no dia seguinte uma nova concentração na Praceta da Palestina, no Porto, e uma Manifestação e Vigília em Coimbra, no âmbito da plataforma Coimbra pela Palestina.

No domingo dia 29 de Outubro, Lisboa é palco de uma grande manifestação, convocada pela CGTP-IN, MPPM, CPPC e Projecto Ruido, e que contou com a adesão de dezenas de outras organizações. Muitos milhares de pessoas desfilaram sob chuva, com as palavras de ordem «Paz no Médio Oriente, Palestina Independente - Não à guerra! Não ao massacre!», percorrendo o trajecto entre o Martim Moniz e a Praça do Município.

No dia 31 de Outubro Viana do Castelo é palco duma concentração na Praça da Estação da CP. No dia 2 de Novembro realiza-se uma concentração no Rossio de Viseu.  No dia 3 de Novembro realiza-se uma concentração na Praça da República em Portalegre. Nesse mesmo dia, Lisboa acolhe uma vigília na Alameda Afonso Henriques, em cujo relvado são colocadas 8 mil bandeiras da Palestina, dando expressão à ideia de que por cada vítima na Palestina se erguia em Portugal uma bandeira de resistência. No dia 4 de Novembro é a vez duma concentração em São João da Madeira, na Praça Luis Ribeiro.

No domingo dia 5 de Novembro realiza-se uma manifestação no Porto, desfilando entre a Praceta da Palestina e a Praça D. João I. Na quarta-feira dia 8 de Novembro realizam-se concentrações em Leiria, na Praça Rodrigues Lobo e em Santarém, frente ao W Shopping. No mesmo dia 8 de Novembro, Faro realiza uma Vigília pela Paz na Rua de Santo António.

No dia 11 de Novembro, o MPPM e o CPPC levaram a exigência do fim da agressão a Gaza e da paz no Médio Oriente às grandes Manifestações sindicais que a CGTP-IN realizou em Lisboa e no Porto.

Na quarta-feira dia 15 de Novembro foi a vez da Península de Setúbal realizar quatro iniciativas simultâneas, nas quais participaram centenas de pessoas, em Setúbal, em Almada, na Baixa da Banheira e no Montijo.

Na quinta-feira 16 de Novembro, realizou-se em Beja uma grande concentração seguida de desfile, que percorreu o centro da cidade alentejana. Na Praça 8 de Maio em Coimbra realizou-se uma Intervenção Artística de Solidariedade com a Palestina, com a pintura colectiva de um pano. No dia 17 de Novembro realizaram-se concentrações na Covilhã (no Pelourinho) e em Guimarães (no Largo da Oliveira).

No dia 18 de Novembro, o MPPM, CPPC e Projecto Ruido participaram na Manifestação convocada pela Plataforma Unitária de Solidariedade com a Palestina, que reuniu milhares de pessoas em Lisboa.

Para os próximos dias, e a caminho do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino que se assinala todos os anos em 29 de Novembro, estão já marcadas várias novas iniciativas de rua para exprimir a exigência dum cessar-fogo imediato, do fim da agressão a Gaza, de paz no Médio Oriente e por uma Palestina Independente.

Assim, Coimbra irá realizar um desfile de Cordão Humano «Abraço pela Paz na Palestina», na terça-feira 21 de Novembro, a partir das 17h30, com início na Praça da Portagem e termo na Praça 8 de Maio; no Porto realiza-se uma nova manifestação, no domingo 26 de Novembro, com partida da Praceta da Palestina às 15h30 e desfile para a Praça D. João I; para Évora está marcada uma concentração no Largo de Camões, na terça-feira dia 28 de Novembro às 19h; e em Lisboa, assinalando o Dia Internacional de Solidariedade, a concentração será na Praça Martim Moniz, na quarta-feira 29 de Novembro, às 18h.

A onda solidária com a Palestina vai prosseguir em Portugal, até que seja finalmente posto fim à chacina que Israel está a cometer contra o povo da Palestina.

Cessar-fogo já!
Paz no Médio Oriente!
Palestina Independente!

Print Friendly, PDF & Email
Share