«Thank God It’s Friday», um filme de Jan Beddegenoodts

Palestina, 2013.

A ocupação militar da Cisjordânia encaminha-se para o meio século de duração. As povoações Palestinas estão circundadas/cercadas por ilegais colonatos Israelitas que estrangulam a vida e qualquer miragem de desenvolvimento económico dos Palestinos.

Uma destas povoações é Nabi Saleh ao norte de Ramala. Esta curiosa povoação, onde todos os seus habitantes são parte da mesma família, os Tamimi, sobrevive na sombra do colonato de Halamish, construído ilegalmente em 1973 em terras pertencentes à aldeia. Desde então, a política de expropriação de terras pelos colonos Israelitas não tem cessado. O ímpeto colonizador alargou-se inclusive à nascente de água da aldeia, apropriando a mesma para uso exclusivo do colonato.

Tal agravou ainda mais as carências da população local. Após décadas de expropriação dos terrenos agrícolas da aldeia, devastando a principal fonte de rendimento de Nabi Saleh, a usurpação da nascente constitui um severo golpe para a sobrevivência da aldeia. O roubo da água desencadeou uma resposta organizada pelos Palestinos. Todas as sextas-feiras, desde então, os habitantes de Nabi Saleh protestam contra a existência do colonato de Halamish e contra a usurpação dos recursos da aldeia.

O documentário belga Thank God it’s Friday (Graças a Deus que é Sexta-Feira) segue o desenrolar destes acontecimentos. Tendo como evento central os protestos semanais, os produtores seguem o quotidiano simultâneo da população de Nabi Saleh e dos colonos de Halamish revelando uma disparidade ímpar entre ambas as realidades.

Por um lado, uma vida despreocupada dos colonos que tranquilamente usufruem de equipamento desportivo, construído em terrenos de Nabi Saleh, ou da abundância de água nas piscinas do colonato possibilitada apenas pelas restrições Israelitas impostas aos Palestinos no seu consumo de água diário.

Por outro lado, uma população palestina que faz da sobrevivência o seu dia-a-dia, sem acesso aos terrenos agrícolas de outrora, e que se confronta com a figura do omnipresente exército Israelita nas ruas da sua aldeia ou nos telhados das suas casas.

O documentário constitui um retrato fiel da vida na Cisjordânia ocupada e a consequente dualidade nas vivências diárias. A abundância e tranquilidade dos colonos sendo sustentada na miséria, insegurança e privação dos Palestinos.

Desde 2013 até aos dias de hoje, em 2020, a situação apenas se agravou. É com particular interesse que se pode acompanhar o desenrolar do passado recente através do crescimento posterior de jovens presentes no documentário que se tornariam figuras de destaque. Ahed Tamimi, por exemplo, a icónica Palestina de Nabi Saleh, é em 2013 apenas uma criança que é filmada brincando junto à sua mãe e irmão. Desde então, Ahed foi detida e cumpriu pena de prisão, teve vários familiares presos por participação nos protestos semanais, mas jamais se alheou da resistência à ocupação Israelita.

Nabi Saleh é a prova de que mais forte que a opressão Israelita apenas a determinação palestina.


Thank God It’s Friday
Bélgica / Palestina / Israel, 2013, 52’
Realizador: Jan Beddegenoodts
Língua: Árabe, Inglês
Legendas: Inglês

Thank God It´s Friday
Print Friendly, PDF & Email
Share