Speed Sisters: corredoras de automóveis na Palestina Ocupada

«O cheiro do gás lacrimogéneo lembra-me a minha infância», diz Maysoon Jayyusi.
Bem-vindos a «Speed Sisters», o empolgante documentário de Amber Fares sobre a única equipa de corridas de automóveis inteiramente feminina da Palestina, e de todo o Médio Oriente.
As estrelas do filme: Maysoon Jayyusi, treinadora da equipa, de 39 anos, de Jerusalém; Mona Ali, 30 anos, de Ramallah; Marah Zahalka, 24 anos, que já era campeã aos 19; Noor Dauod, 25 anos, de Jerusalém; e Betty Saadeh, 36 anos, de Belém.
Encontrar espaços para treinar e correr é difícil: com os checkpoints israelitas por toda parte na Margem Ocidental ocupada, descobrir estradas adequadas não é coisa fácil. E movimentar-se pode ser um pesadelo logístico, explica Maysoon, especialmente quando «os miúdos atiram pedras e os soldados [israelitas] atiram balas».
A banda sonora do filme é uma dinâmica compilação de artistas do Médio Oriente, de vários estilos e origens. O realizador usa letras para ilustrar de modo realista uma bem-humorada história de sucesso, sem nunca perder de vista os obstáculos que constituem o pano de fundo.
Esta combinação de uma boa história de interesse humano e de um contexto político negro é rara. No caso das Speed Sisters o espectador é convidado a olhar para as palestinas e os palestinos como qualquer outro grupo de pessoas com sonhos, ambições e inúmeros obstáculos no caminho.
Como diz Maysoon, os palestinos não podem simplesmente parar a vida por causa da ocupação.
Print Friendly, PDF & Email
Share