Solidariedade com a Palestina na NOVA-FCSH

Realizou-se na quarta-feira, dia 22 de Novembro, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa, uma tarde de iniciativas dedicadas à Palestina, organizada pela respectiva Associação de Estudantes.

Pelas 15h30, na praceta de entrada da FSCH e perante muitas dezenas de estudantes, foi plantada uma oliveira, símbolo da resistência palestina. Os presentes ouviram palavras de dirigentes da AE da FSCH, bem como do Chefe da Missão Diplomática da Palestina em Portugal, Embaixador Nabil Abuznaid, que apelou à solidariedade com o seu povo, face ao massacre a decorrer em Gaza e à ocupação que o povo da Palestina suporta há muitas décadas. Foi seguidamente desfraldada uma enorme bandeira da Palestina, no meio de palavras de ordem apelando à Paz no Médio Oriente e a uma Palestina independente.

Os estudantes dirigiram-se seguidamente para o Anfiteatro A2, onde decorreu um debate organizado pela AE da FSCH, com a participação do Embaixador Abuznaid, do dirigente da AE FCSH Guilherme Vaz, de Gustavo Carneiro, pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e de Jorge Cadima, do MPPM. O debate, que foi moderado por Ana Margarida Bernardo, da AE da FSCH, contou com intervenções dos membros da mesa, seguidas de um período de debate com a assistência, cerca de meia centena de estudantes.

No final, foi lida uma moção de solidariedade com o povo da Palestina, aprovada em Reunião Geral de Alunos, e foi feito um apelo ao prosseguimento da solidariedade, quer com acções na FSCH, quer com a participação na concentração que se irá realizar no dia 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, na Praça Martim Moniz em Lisboa, pelas 18h, convocada pela CGTP-IN, CPPC, MPPM e pela Associação Juvenil Projecto Ruído.

Print Friendly, PDF & Email
Share