PCP propõe aumento da contribuição portuguesa para agência da ONU para os refugiados palestinos

Segundo informa o seu Grupo Parlamentar, o PCP apresentou durante a discussão do Orçamento do Estado para 2019 uma proposta para que o Estado Português aumente o seu apoio à UNRWA, a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina.

A proposta, apresentada em sede de discussão na especialidade, é de um reforço de 100 mil euros da contribuição portuguesa, que, segundo dados da UNRWA, é actualmente de cerca de 42 000 euros. A votação está prevista para o próximo dia 28 de Novembro.

O PCP sublinha que a verba proposta é diminuta face às dramáticas necessidades humanitárias dos refugiados palestinos no contexto da ocupação, mas poderá ter significado concreto, traduzindo um avanço no posicionamento de solidariedade e justiça da parte de Portugal.

A UNRWA é financiada quase inteiramente por contribuições voluntárias dos Estados membros da ONU. Na sequência da decisão da Administração dos EUA de retirar o apoio financeiro à UNRWA, a Agência está a enfrentar grandes dificuldades no prosseguimento de uma assistência que é indispensável para milhões de refugiados palestinos.

A aprovação pela Assembleia da República deste aumento, a verificar-se, ganha acrescido valor simbólico por ter lugar na véspera do Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, 29 de Novembro. Esse dia assinala-se todos os anos por decisão de 1977 da Assembleia Geral das Nações Unidas, visto ter sido nesse dia de 1947 que foi aprovado pela ONU o plano de partição da Palestina.

Esse plano injusto e inconsiderado teve para o povo palestino consequências funestas. Em 1948, por ocasião da criação de Israel, as forças sionistas levaram a cabo uma vasta operação de limpeza étnica de que resultou a expulsão das suas casas e terras de mais de 700 000 palestinos, convertidos desde então em refugiados. Actualmente os refugiados palestinos constituem a maior comunidade de refugiados do mundo, com cerca de cinco milhões de pessoas.

Print Friendly, PDF & Email
Share