Novos pogroms de colonos israelitas lançam morte e destruição na Cisjordânia

Na tarde desta quarta-feira, quatro centenas de colonos israelitas, muitos deles armados, atacaram a cidade palestina de Turmus’ayya, a nordeste de Ramala, incendiando casas, lojas, veículos, campos e oliveiras, enquanto os residentes tentavam defendê-la. Um homem palestino de 27 anos, Omar Qatin, foi morto e muitas outras pessoas ficaram feridas nos ataques.

Os colonos, oriundos do colonato ilegal de Shilo, estabelecido em terras usurpadas a Turmus’ayya, foram protegidos por soldados israelitas que dispararam tiros e gás lacrimogéneo contra os habitantes, causando dezenas de casos de asfixia.

Lafi Adeeb, o presidente do município confirmou que cerca de 30 casas e 60 viaturas foram queimados no ataque dos colonos. De acordo com Adeeb, mais de 100 palestinos ficaram feridos, incluindo 12 por balas reais.

Os ataques também arruinaram terras e culturas agrícolas. Uma ambulância que chegou ao local para evacuar os feridos foi incendiada pelos colonos.

A Defesa Civil palestina confirmou que as suas equipas impediram que o fogo atingisse as instalações de uma importante estação de serviço.

Os soldados israelitas fecharam as entradas da cidade, dificultando a chegada de carros de bombeiros e ambulâncias. Com as ambulâncias impedidas de entrar em grande parte da cidade pelos soldados, os residentes tiveram de transportar os feridos para os centros médicos utilizando os seus próprios veículos.

Este ataque à aldeia não é o primeiro do género, mas é o maior em vários anos.

Entre terça e quarta-feira houve ataques de colonos israelitas às aldeias e cidades de Turmus'ayya, Beit Furik e Awarta, para além de Huwara, Al-Lubban Al-Sharqiya, Al-Sawiya, Za'tara, Yasuf e Deir Sharaf.
 

Print Friendly, PDF & Email
Share