Milhares voltam à rua em Lisboa contra o genocídio israelita


Milhares de pessoas voltaram às ruas de Lisboa numa grande jornada de solidariedade e luta para reclamar o fim do genocídio do povo palestino que Israel está a levar a cabo em Gaza e na Cisjordânia com o apoio dos Estados Unidos e a cumplicidade da União Europeia.

Simbolicamente, a manifestação, convocada pelo CPPC, pela CGTP-IN, pelo MPPM e pelo Projecto Ruído – Associação Juvenil e a que aderiram muitas outras organizações e colectivos, teve início junto da Embaixada dos EUA, onde André Levy leu textos de denúncia do apoio político e material dos EUA à barbárie desencadeada por Israel.

Os manifestantes percorreram a Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, atravessaram a Praça de Espanha, subiram a Avenida António Augusto Aguiar e terminaram junto à Embaixada de Israel onde Vanessa Borges e Fernando Jorge apresentaram as diversas intervenções.

As primeiras intervenções foram do médico João Miranda e do jornalista Ricardo Cabral Fernandes, recordando as centenas de profissionais de saúde e de jornalistas vitimados pela agressão israelita.

Marta Boavida, da AEFLUL, leu uma mensagem da activista palestina Manal Tamimi [texto anexo] e Fernando Jorge leu uma mensagem da Hadash – Frente Democrática para a Paz e Igualdade [texto anexo], ambas expressamente dirigidas a esta iniciativa de solidariedade.

A concluir, a actriz Joana Figueira leu a declaração conjunta das quatro organizações promotoras [texto anexo].

Print Friendly, PDF & Email
Share