Lisboa sai à rua no Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino

A solidariedade com a Palestina voltou a reunir centenas de pessoas na Praça Martim Moniz, em Lisboa, no fim de tarde desta quarta-feira, 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, respondendo a um apelo da CGTP-IN, do CPPC, do MPPM e do Projecto Ruído.

O evento iniciou-se com um die-in, uma iniciativa da comunidade palestina para homenagear as vítimas do massacre israelita do povo de Gaza. Depois da apresentação feita por Dima Dijoore e Ana Nicolau, dezenas de pessoas deitaram-se no chão num silêncio apenas cortado por adequada música palestina. O die-in terminou ao som de Grândola Vila Morena.

Sofia Lisboa leu então dois dos Monólogos de Gaza, uma compilação de testemunhos de crianças e jovens de Gaza no rescaldo da covarde agressão de 2008-2009 que Israel apelidou de «Operação Chumbo Fundido».

Serenah Sabat, uma refugiada palestina residente em Portugal, explicou por que teve de deixar a Palestina e como, em Portugal, contribui para a mobilização com a luta do povo palestino.

A solidariedade dos jovens e dos trabalhadores portugueses ficaram patentes nas intervenções de Inês Caeiro, do Projecto Ruído, e de João Barreiros, da CGTP-IN.

Seguiu-se um momento de poesia, com poetas palestinos ditos por Maria Emília Castanheira e Fernando Rebelo.

O período de intervenções completou-se com as contribuições de Rui Garcia, em representação do CPPC, e de Carlos Almeida, em nome do MPPM.

O evento, que teve apresentação de Fernando Jorge, fechou com a participação musical de Jorge Rivotti e Rui Galveias.

Para continuar esta onda de sensibilização e solidariedade com o povo palestino, que já regista quase quatro de dezenas de iniciativas por todo o país, está a ser convocada uma grande manifestação para o próximo dia 8 de Dezembro, com partida da Praça Martim Moniz e chegada ao Largo José Saramago, em Lisboa.

Print Friendly, PDF & Email
Share