Israel vai construir 2000 novas habitações para judeus em colonatos na Cisjordânia ocupada

As autoridades israelitas planeiam aprovar a construção de 2223 novas unidades habitacionais apenas para judeus em colonatos construídos na Cisjordânia ocupada, revela o Middle East Monitor.

O governo está também a planear avançar com a construção de 863 unidades habitacionais em localidades palestinas na Área C da Cisjordânia pela primeira vez em anos, noticiou o canal de televisão israelita 12 e o jornal Haaretz.

Esta medida, segundo as notícias israelitas, é liderada pelo Primeiro-Ministro Naftali Bennett que quer «legitimar a expansão dos colonatos».

O Jerusalem Post disse que os planos, que quebram um congelamento de facto dos colonatos, marcam o primeiro impulso significativo para novas casas judaicas na Área C desde que o Presidente dos EUA Joe Biden tomou posse em Janeiro.

Ao mesmo tempo, o jornal afirmou que a potencial luz verde para a construção de casas palestinas na Área C surgiu após a pressão dos EUA para fortalecer a Autoridade Palestina, que tem vindo a enfrentar uma pressão popular crescente por parte dos palestinos.

No entanto, não foi indicada qualquer data para a construção palestina, a qual pode ser cancelada a qualquer momento.

No início de 2020, a organização de direitos humanos Bimkom revelou que apenas 21 dos 1485 pedidos de autorização de construção de casas palestinas na Área C foram aprovados pela Administração Civil israelita entre 2016 e 2018.

Ao mesmo tempo, o então Ministro da Defesa Bennett deu instruções às autoridades para intensificarem a repressão contra a construção palestina na área, após ter declarado que a Área C da Cisjordânia ocupada pertence a Israel.

«Declaro solenemente que a Área C pertence a Israel», disse na altura Bennett numa conferência sobre a construção de colonatos, acrescentando que tinha apelado repetidamente à imposição da soberania israelita sobre esta terra.

Acrescentou: «Israel está a travar uma verdadeira guerra na Área C.».

O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Expatriados da Palestina condenou hoje a iniciativa do governo israelita de aprovar a construção de 2200 novas habitações para colonos nos territórios ocupados.

O Ministério descreveu a decisão das autoridades de ocupação de emitir licenças para a construção de novas unidades habitacionais para palestinos na Área C como uma tentativa de branquear a construção nos colonatos israelitas e induzir em erro a comunidade internacional e a opinião pública

Comentou que as autoridades de ocupação estão a promover a construção destas casas como uma oferta generosa aos palestinos, embora muitas destas casas já estejam construídas e habitadas ou estejam em construção em terras palestinas privadas.

Recorde-se que a Cisjordânia está dividida em três áreas segundo os Acordos de Oslo: Área A, sob controlo palestino total, Área B, sob controlo administrativo palestino e controlo de segurança israelita, e Área C, sob controlo total israelita.

A Área C, que Israel ameaça ocupar, representa 60% do território da Cisjordânia. A sua apropriação por Israel deixaria um hipotético Estado da Palestina confinado a uma série de enclaves dispersos por 10% do território histórico da Palestina.

Print Friendly, PDF & Email
Share