Israel prossegue demolições no Vale do Jordão

As forças israelitas demoliram, na manhã desta terça-feira, duas estruturas residenciais, pertencentes a Rami e Hafeth Masa'id, localizadas na aldeia de Khirbet Yarza, a leste da cidade de Tubas, no Vale do Jordão. Segundo a agência WAFA, que divulga a notícia, os irmãos Masa'id receberam ordens de demolição há uma semana a pretexto de que as estruturas não estavam licenciadas.

Na realidade, esta demolição faz parte do plano de demolições em grande escala de estruturas residenciais e agrícolas em curso nesta aldeia, todas com o objectivo de forçar os residentes a sair da mesma e confiscar as suas terras para a construção de colonatos.

Os habitantes de Khirbet Yarza, situada na designada Área C, que está sob o domínio militar israelita, vivem do pastoreio. Ao longo dos anos, a Administração Civil tem demolido repetidamente as estruturas desta e de outras comunidades no Vale do Jordão.

O Vale do Jordão, que é uma faixa fértil de terra que se estende a oeste do rio Jordão, é o lar de cerca de 65 000 palestinos e constitui aproximadamente 30% da Cisjordânia.

Desde que ocupou militarmente a Cisjordânia em 1967, Israel já transferiu pelo menos 11 000 dos seus cidadãos para o Vale do Jordão. Alguns dos colonatos em que eles vivem foram construídos quase inteiramente em terras privadas palestinas.

Israel declarou quase metade do Vale do Jordão como zona militar fechada. Como consequência, os cerca de 6200 palestinos que aí vivem têm de obter autorização das autoridades israelitas para entrar e viver nas suas comunidades. Além disso, a pretexto da realização de exercícios militares, Israel tem deslocado à força famílias palestinas que ali vivem.

Israel tem deixado claro que não abdicará do fértil e estratégico Vale do Jordão, e isso está contemplado no Plano Trump para a Palestina.

Entretanto, vai consolidando a sua posição através de uma política silenciosa de limpeza étnica e de asfixia do desenvolvimento palestino, forçando o deslocamento de comunidades, tomando posse das suas terras, demolindo as suas casas e infra-estruturas.

Aos que ficam, deparam-se um sem-número de restrições no acesso a recursos e serviços, ao mesmo tempo que Israel explora os recursos da área e gera lucros através da atribuição de generosos lotes de terra e recursos hídricos em benefício dos colonos.

Na imagem: Demolição na comunidade beduína de Al Hadidiya em 11 Out 2018 (Foto: OCHA)

Print Friendly, PDF & Email
Share