Israel prepara desalojamento de 400 palestinos em Jerusalém Oriental

As autoridades de ocupação israelitas emitiram uma ordem para a expulsão forçada das suas casas de 400 palestinos, incluindo mulheres e crianças, no bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental.

Segundo informa o Middle East Monitor, citando Fakhri Abu Diyab, especialista em assuntos de Jerusalém, as autoridades israelitas emitiram uma ordem de evacuação de 28 edifícios, albergando 80 famílias palestinas, para os entregar a colonos judeus que, por sua vez, os converterão em instalações militares.

«As alegações israelitas de que a propriedade dos edifícios pertence aos colonos judeus são infundadas», disse Abu Diyab, explicando que as famílias palestinas têm vivido nas suas casas desde 1956.

«A decisão da ocupação israelita é um crime e uma agressão que visa esvaziar a cidade dos seus residentes palestinos e criar um desequilíbrio demográfico que favorece os colonos», acrescentou.

Sheikh Jarrah é um bairro residencial palestino situado 2 quilómetros a norte da Cidade Velha de jerusalém. Como toda a parte oriental da cidade, está sob ocupação israelita desde 1967 e sofre os efeitos da política de Israel de forçar a substituição da população autóctone palestina por colonos judeus.

As forças israelitas demoliram 107 casas palestinas em Jerusalém ocupada desde o início deste ano, desalojando 340 pessoas, incluindo 176 menores, de acordo com a organização de direitos humanos israelita B’Tselem.

Por sua vez, a Foundation for Middle East Peace informa que o Conselho Superior de Planeamento de Israel aprovou recentemente a construção de mais cerca de 5000 novas unidades para colonos, elevando para 12 159 o número de unidades habitacionais para colonos aprovadas em 2020.

Para mais informação sobre a limpeza étnica em Jerusalém Oriental:

Na imagem: Manifestação contra o desalojamento de famílias palestinas de Sheikh Jarrah, em 1 de Fevereiro de 2019 [Foto: Faiz Abu Rmeleh/Anadolu Agency]

Print Friendly, PDF & Email
Share