Israel mata um palestino em protesto semanal em Gaza, 56 feridos

Um palestino foi morto a tiro pelo exército de Israel durante um protesto semanal na Faixa de Gaza, informou o Ministério da Saúde do território sitiado.

Ahmed al-Qarra, de 23 anos, foi baleado no estômago durante uma manifestação junto à vedação com que Israel isola o pequeno território palestino. Al-Qarra, que sucumbiu aos ferimentos no hospital pouco antes da meia-noite de sexta-feira, foi a primeira vítima mortal desde Junho nas manifestações semanais da Grande Marcha do Retorno, que se realizam sem interrupção desde há 16 meses.

Cinquenta e seis palestinos foram feridos pelas forças israelitas, 38 dos quais por balas reais, e 22 dos feridos tinham menos de 17 anos.

A Grande Marcha do Retorno teve início em Março de 2018, exigindo o direito dos refugiados palestinos a regressarem aos lugares de onde foram expulsos, na Palestina histórica, na campanha de limpeza étnica levada a cabo pelos sionistas por ocasião da criação de Israel, em 1948.

Exige também o fim do bloqueio imposto há mais de 12 anos por Israel à Faixa de Gaza, o qual, somado às repetidas agressões militares, destruiu a economia do enclave costeiro, onde dois milhões de habitantes vivem numa situaçãode verdadeira catástrofe humanitária.

Em Gaza pelo menos 296 palestinos foram mortos e dezenas de milhares feridos por fogo israelita desde então, a maioria durante as manifestações.

Print Friendly, PDF & Email
Share