Haniyeh reafirma compromisso com a resistência no primeiro discurso como novo líder do Hamas

Ismail Haniyeh salientou na quarta-feira, 5 de Julho, no seu primeiro discurso desde que em Maio foi eleito para substituir Khalid Meshaal como líder do Bureau Político do Hamas (Movimento Islâmico de Resistência), que o direito ao regresso, a libertação das terras palestinas e dos locais sagrados e a criação de um Estado palestino independente com Jerusalém como capital são direitos inegociáveis.
Afirmando que o governo dos EUA estava a procurar forjar um acordo de paz «regional», Haniyeh advertiu que ele serviria «para extinguir a causa palestina». O Hamas, declarou, «nunca aceitará qualquer proposta [de paz] … que não sirva os interesses do nosso povo ou que não salvaguarde os seus direitos … Qualquer solução ou compromisso que não garanta o direito do povo palestino à liberdade — e a criação de um Estado palestino soberano com Jerusalém como capital — estará condenado ao fracasso».
Haniyeh disse que o Hamas rejeita o terrorismo, classificando o Islão como religião de convivência e paz e acrescentando que a resistência palestina combateria o «verdadeiro terrorismo»: a ocupação israelita.
Quanto à política interna, Haniyeh sublinhou a necessidade de a Autoridade Palestina eliminar todas as medidas punitivas contra Gaza e seu povo e «parar a cooperação e coordenação de segurança com o inimigo israelita».
Haniyeh declarou que o Hamas «está pronto para participar nas eleições presidenciais e legislativas» e salientou a necessidade de elaborar um «programa político claro e unificado baseado em denominadores comuns e nos objectivos, direitos e aspirações» do povo palestino, bem como a necessidade da formação de um governo de unidade nacional que «cumpra todas as suas obrigações na Margem Ocidental e na Faixa de Gaza».
Haniyeh citou a nova Carta do Hamas, recentemente aprovada, dizendo que a sua prioridade era alcançar a «reconciliação nacional» e construir pontes entre as forças e facções palestinas rivais. «Não pouparemos esforços para restaurar a unidade nacional e forjar uma estratégia unificada para a resistência» à ocupação israelita.
Como parte desse desejo de trabalhar para a unidade palestina, Haniyeh referiu que, à margem de uma recente visita ao Cairo de uma delegação do Hamas, houve um encontro entre o movimento e assessores de Muhammad Dahlan (ex-dirigente da Fatah posteriormente expulso e agora residente nos Emiratos Árabes Unidos) que teria um impacto positivo para os palestinos.
Haniyeh referiu que o relacionamento do Hamas com o Egipto está a «desenvolver-se bem». Com efeito, alguns dias após a visita, as autoridades egípcias autorizaram — pela primeira vez — que camiões carregados de combustível industrial entrassem na Faixa de Gaza, permitindo, após um hiato de dois meses, a retomada do funcionamento da única central de produção de electricidade do enclave sitiado por Israel há dez anos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share