Grande jornada pela paz em Loures

O Encontro pela Paz, que hoje teve hoje lugar no Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, sob o lema «Pela paz, todos não somos demais!», reuniu cerca de sete centenas de participantes vindos de todo o país.
Numa iniciativa do CPPC, a que se juntaram mais onze organizações e entidades, entre as quais o MPPM, o Encontro pela Paz contou com o apoio da Câmara Municipal de Loures e veio a registar a adesão de mais 36 organizações e entidades.
A sessão de abertura, que reuniu no palco representantes das 12 entidades promotoras, contou com intervenções de Bernardino Soares, Presidente da Câmara Municipal de Loures, e de Ilda Figueiredo, Presidente da Direcção Nacional do CPPC.
A mesa do primeiro painel, dedicado ao tema «Paz e Desarmamento», incluiu Deolinda Machado, membro da Presidência do CPPC, que coordenou a sessão; Regina Marques, Membro da Direcção Nacional do MDM; Joaquim Santos, Presidente da Câmara Municipal do Seixal, pelo Movimento Municípios pela Paz; e Tarcísio Alexandre, Coordenador Nacional da Pastoral Operária.
Jorge Cadima, membro da Direcção Nacional do MPPM, interveio nesta sessão.
Da parte da tarde, a seguir a uma aplaudida actuação do Grupo Coral da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, teve lugar o segundo painel com o tema «Cultura e Educação para a Paz». Compuseram a mesa Augusto Flor, Presidente da CPCCRD, que moderou; Gonçalo Caroço, Vereador da C. M. Loures; Henrique Borges, membro do Secretariado Nacional de FENPROF; e Solange Pereira, Presidente da JOC.
O terceiro painel teve por tema «Solidariedade e Cooperação» e foi coordenado por Helena Cordeiro, Secretária da Equipa Executiva Nacional da LOC/MTC. Integraram ainda a mesa Augusto Coelho Praça, Membro da Comissão Executiva do Conselho Nacional da CGTP-IN; Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM; e Mário Araújo, Membro do Conselho Fiscal da URAP.
Além das intervenções dos membros das diferentes mesas, registaram-se algumas dezenas de outras intervenções e muitos pedidos de inscrição não puderam ser atendidos por limitação de tempo, numa expressiva demonstração do interesse suscitado por esta iniciativa.
No «Apelo à defesa da paz», lido por Solange Pereira em nome das organizações promotoras, ficou o compromisso de realizar novo Encontro pela Paz, pois, «pela paz, todos não somos demais».
O grupo das Batucadeiras da Quinta da Princesa (Seixal) encerrou em festa uma sessão memorável de promoção da paz e da solidariedade entre os povos.
Organizações e entidades promotoras:
Câmara Municipal de Loures; Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN); Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD); Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC); Federação Nacional de Professores (FENPROF); Juventude Operária Católica (JOC);  Liga Operária Católica – Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC-MTC); Movimento Democrático de Mulheres (MDM); Movimento Municípios pela Paz; Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM); Pastoral Operária; União de Resistentes Anti Fascistas Portugueses (URAP)
Organizações e entidades associadas:
A Voz do Operário; Associação Água Pública; Associação Conquistas da Revolução; Associação de Amizade Portugal-Cuba; Associação de Cubanos Residentes em Portugal; Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas; Associação Intervenção Democrática; Associação Nacional de Sargentos; Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagarin; Associação Portuguesa de Deficientes; Associação Portuguesa de Juristas Democratas; Associação Projecto Ruído; Câmara Municipal de Évora; Câmara Municipal de Gaia; Câmara Municipal de Grândola; Câmara Municipal de Montemor-o-Novo; Câmara Municipal de Palmela; Câmara Municipal do Porto; Câmara Municipal do Seixal; Câmara Municipal de Soure; Cáritas Portuguesa; Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa; Confederação dos Quadros Técnicos e Científicos; Federação das Colectividades do Distrito de Lisboa; Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas; Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais; Grupo Recreativo e Cultural os Amigos do Alto do Mocho; Inter-Reformados; Junta da União das Freguesia de Laranjeiro e Feijó; Junta da União das Freguesias da Caparica e Trafaria; Liga dos Amigos das Minas de S. Domingos; Liga Portuguesa dos Direitos Humanos – Civitas; Movimento Erradicar a Pobreza; Organização dos Trabalhadores Científicos; Sociedade Filarmónica União Artística Piedense; Sociedade Promotora de Educação Popular.
Print Friendly, PDF & Email
Share