Forças israelitas destroem escola primária na Cisjordânia

Forças israelitas demoliram na quarta-feira de manhã uma escola primária na aldeia de al-Simiya, no distrito de Hebron da Cisjordânia ocupada. Um buldôzer israelita demoliu a escola sem qualquer aviso prévio, declarando-a zona militar fechada. Os soldados israelitas desmontaram as paredes das salas de aula móveis e confiscaram um gerador elétrico, um tanque de água potável e outros equipamentos.

A escola «al-Tahadi 13» (Desafio 13) deveria ser inaugurada dentro de dois dias. Composta por sete salas de aula móveis e destinada a acolher cerca de 50 alunos, foi recentemente construída pelo Ministério da Educação palestino com financiamento da União Europeia, com um custo de € 40 000.

A escola foi construída para facilitar o acesso aos alunos daquela zona, especialmente devido à barragens militares israelitas e às restrições impostas pelos militares em várias áreas de Hebron.

O Ministério da Educação palestino decidiu construir salas de aula móveis, apelidadas Escolas al-Tahadi, para assegurar a educação de crianças em comunidades vulneráveis em toda a área C da Cisjordânia.

Esta não é a primeira escola al-Tahaddi a ser demolida na zona de Hebron pelas forças de ocupação. Uma escola similar perto da aldeia de Al-Dahriya foi demolida no começo deste ano, e uma outra em Masafer Yatta está ameaçada de demolição pela ocupação israelita.

O Ministério da Educação Palestino condenou a demolição e o confisco de bens da escola, acrescentando que a sua demolição representa «o verdadeiro significado do terrorismo planificado» realizado pelas autoridades israelitas contra instituições educativas.

Também o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Palestina condenou a demolição, declarando que se trata de mais uma medida através da qual Israel está a pôr em prática a transferência forçada dos palestinos da Área C, que representa 60% da Cisjordânia, juntamente com Jerusalém Oriental, e está sob total controlo civil e de segurança de Israel.

Print Friendly, PDF & Email
Share