Forças israelitas causam dezenas de feridos em Gaza, em reinício da Grande Marcha do Retorno

Dezenas de palestinos foram feridos esta sexta-feira pelas forças israelitas, que abriram fogo contra os manifestantes que participavam na Grande Marcha de Retorno, na Faixa de Gaza.

O Ministério da Saúde de Gaza informou que 37 palestinos, incluindo 10 crianças e um socorrista, foram feridos por balas reais e cartuchos de gás lacrimogéneo disparados pelos soldados israelitas.

Milhares de palestinos manifestaram-se ao longo da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza, na 83.ª sexta-feira dos protestos da Grande Marcha do Retorno, após uma paragem de três semanas.

Os organizadores do protesto tinham anunciado a suspensão das manifestações em meados de Novembro, após uma escalada dos ataques de Israel contra a Gaza, para evitar mais vítimas palestinas.

No mês passado, Israel assassinou em Gaza um comandante do grupo Jihad Islâmica Palestina. Durante os dois dias de combates que se seguiram, Israel realizou vários ataques aéreos que mataram 34 palestinos, incluindo nove membros da mesma família, todos eles civis. Por seu turno, a Jihad Islâmica lançou centenas de rockets em direcção ao território do Estado sionista.

Desde o início da Grande Marcha do Retorno na Faixa de Gaza, em 30 de Março de 2018, mais de três centenas de palestinos foram mortos e mais de 30 000 foram feridos pelas forças armadas israelitas.

Os manifestantes exigem o fim do bloqueio à Faixa de Gaza, que dura há mais de 12 anos, e o direito dos refugiados palestinos a regressarem aos lugares, na Palestina histórica, de onde foram expulsos durante a campanha de limpeza étnica levada a cabo pelos sionistas por ocasião da criação de Israel, em 1948. 

Na última década, Israel lançou três guerras de agressão contra a Faixa de Gaza e dezenas de ataques de escala mais limitada.

Foto: REUTERS/Mohammed Salem

Print Friendly, PDF & Email
Share