Em «Dia de Raiva», dezenas de palestinos feridos em confrontos com soldados israelitas

Dezenas de pessoas ficaram hoje feridas em resultado de confrontos entre palestinos e forças militares israelitas na Margem Ocidental ocupada, informa a Press TV. Os manifestantes demonstravam a sua solidariedade, no quadro do «Dia de Raiva» convocado pelo movimento Fatah, com os 1500 presos nas cadeias israelitas que se encontram em greve da fome por tempo indeterminado.
Segundo o jornal israelita Haaretz, houve protestos e confrontos em cerca de 15 cidades e campos de refugiados, incluindo Tuqu, Yatta, Al-Arroub e Qalandiyah, onde os manifestantes queimaram pneus. Soldados israelitas usaram gás lacrimogéneo e dispararam balas reais e revestidas de borracha.
O Crescente Vermelho palestino referiu que pelo menos 60 pessoas foram feridas por balas reais ou revestidas de borracha ou devido à inalação de gás lacrimogéneo.
Desde 17 de Abril, mais de 1500 prisioneiros palestinos observam uma greve da fome em massa, protestando contra as condições das prisões israelitas.
O dirigente do Comité Palestino de Assuntos dos Presos, Issa Qaraqe, anunciou no passado dia 24 que o estado de saúde do líder greve, Marwan Barghouti, líder da Fatah condenado a cinco penas de prisão perpétua, se tinha sido agravado criticamente.
A greve da fome dos presos palestinos tem sido alvo de manifestações de solidariedade não só na Palestina mas um pouco por todo o mundo.
Segundo informa a rede de solidariedade com os presos Samidoun, nos Estados Unidos advogados, trabalhadores judiciais e estudantes de direito associados à National Lawyers Guild realizaram uma greve da fome de um dia para apoiar os presos palestinos, enquanto estudantes da Universidade de Manchester, no Reino Unido, lançaram uma greve de solidariedade. Diversas acções ocorreram em Vancouver, Donegal, Armagh, Tampa, Londres, Siena, Vaxjo e outros lugares, estando também previstas nos próximos dias iniciativas de solidariedade em Belfast, Girona, Bruxelas, Dublin, New York, Londres, Parma, Berlim, Montreal, Copenhaga, Albany, entre outras.
Por seu lado, os deputados israelitas Touma-Sliman, Ayman Odeh e Youssef Jabareen, da Lista Conjunta (coligação de partidos palestinos e da esquerda não sionista em Israel), encontraram-se em Ramala com Fadwa Barghouti, esposa de Marwan Barghouti, e com Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Pesltina, para exprimir a sua solidariedade com os presos em greve da fome.
E ontem realizou-se no átrio do Parlamento Europeu uma iniciativa de solidariedade com os presos em greve da fome, em que participaram deputados da Suécia, Grécia, França, Itália, Espanha, Grã-Bretanha, Áustria, Dinamarca e Portugal pertencentes ao grupo parlamentar GUE/NGL (European United Left/Nordic Green Left).
 
Print Friendly, PDF & Email
Share