Dois palestinos mortos a tiro por Israel na Cisjordânia e em Gaza

Um adolescente palestino de 16 anos foi morto por fogo israelita durante protestos na Cisjordânia ocupada esta sexta-feira, informou o Ministério da Saúde palestino. Soldados isreaelitas estacionados numa torre de observação militar dispararam fogo real, matando o jovem Ayman Hamed com um tiro no peito e ferindo um outro jovem, durante um protesto perto da aldeia de Silwad, a norte de Ramala.

Por outro lado, o Ministério da Saúde de Gaza informou que um palestino de 25 anos, Ehab Attallah Hussein Abed, foi morto com um tiro no peito por um atirador de elite das forças israelitas, registando-se 22 feridos, incluindo um paramédico e um jornalista. Milhares de pessoas participaram hoje, perto da vedação com que Israel isola a Faixa de Gaza, na 44.ª sexta-feira consecutiva das manifestações da Grande Marcha do Retorno.

Os manifestantes da Grande Marcha do Retorno exigem o direito dos refugiados palestinos a regressarem às terras, na Palestina histórica, das quais foram expulsos em 1948, na grande campanha de limpeza étnica levada a cabo pelas forças sionistas por ocasião da criação de Israel. Exigem também o fim do bloqueio por Israel (com a colaboração do Egipto) à Faixa de Gaza, que dura há 12 anos.

Segundo dados do OCHA (Escritório das Nações Unidas para a Coordenação dos Assuntos Humanitários), mais de 250 palestinos foram mortos e mais de 23 000 foram feridos por fogo do exército israelita desde o início da Grande Marcha de Retorno na Faixa de Gaza sitiada, em 30 de Março, até ao final do ano passado. 

Print Friendly, PDF & Email
Share