Detenção administrativa de Khalida Jarrar prolongada por mais três meses

As autoridades israelitas renovaram ontem por mais três meses, pela quarta vez consecutiva, a arbitrária ordem de detenção administrativa da deputada Khalida Jarrar.

Khalida Jarrar foi presa em 2 de Julho de 2017, tendo a sua ordem de detenção administrativa sido sucessivamente renovada. Anteriormente já tinha sido detida em 2015, passando 14 meses nas prisões israelitas.

Khalida Jarrar é dirigente da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP) e deputada ao Conselho Legislativo Palestino (parlamento), presidente da União dos Comités de Mulheres da Palestina e ex-directora executiva e actual membro do conselho da Addameer (Associação de Apoio e Direitos Humanos dos Presos).

Neste momento Israel continua a manter presos 5 deputados democraticamente eleitos do Conselho Legislativo Palestino.
A Addameer informa que se encontram actualmente nas cadeias israelitas 5640 palestinos presos, incluindo 53 mulheres e 270 menores, 50 dos quais com menos de 16 anos.

Há 465 presos palestinos ao abrigo do regime de detenção administrativa. No passado domingo as autoridades israelitas emitiram 40 ordens de detenção administrativa, sendo 32 das ordens renovações e as restantes pela primeira vez. O regime da detenção administrativa é particularmente odioso, já que significa prisão sem julgamento nem culpa formada, por períodos de até seis meses indefinidamente renováveis.

Print Friendly, PDF & Email
Share