Cruz Vermelha: 80% das famílias da Gaza vivem sem electricidade a maior parte do dia

Um relatório do Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) agora divulgado mostra que 80% da população de Gaza vive grande parte das suas vidas no escuro, com apenas 10-12 horas de electricidade por dia.

Esta questão torna-se ainda mais problemática durante o pico do Verão e representa uma ameaça para a saúde e a vida diária dos habitantes de Gaza, sendo a maioria da população incapaz de refrigerar alimentos e as estações de tratamento de águas residuais incapazes de funcionar.

De acordo com o estudo do CICV, a escassez crónica e prolongada de electricidade e os cortes de energia estão a ter um impacte psicológico nas pessoas, com 94% dos habitantes de Gaza inquiridos a relatarem que a sua saúde mental é afectada pela situação.

Além disso, a recente agressão israelita, em Maio passado, danificou as infra-estruturas e causou uma enorme escassez de abastecimento através das principais linhas eléctricas, deixando as pessoas com apenas 4-5 horas de electricidade por dia.

Enquanto alguns podem pagar o fornecimento adicional de electricidade através de geradores, pelo menos 500 000 pessoas não podem pagar energia adicional, pelo que são forçadas a passar a maior parte do seu dia sem electricidade.

«Temos uma pequena bateria para alimentar as lâmpadas LED e recarregamo-la apenas quando temos electricidade. Sobrevive só uma ou duas horas, depois fica tudo escuro», disse Ahmed Darwish, de 64 anos, do campo de refugiados de Bureij.

Os inquiridos descrevem como a indisponibilidade de electricidade vem tornando a vida quotidiana extremamente difícil há anos. É quase impossível fazer trabalhos domésticos, os aparelhos avariam frequentemente quando a electricidade está desligada, não há água corrente, os trabalhos escolares não podem ser terminados, as pessoas têm de suportar uma enorme carga financeira para comprar energia extra (sob a forma de geradores) e os cortes de energia contribuem mesmo para a poluição ambiental que afecta a saúde das pessoas.

«Isto parece um cemitério quando a electricidade está cortada. Está escuro como breu. Acendo o candeeiro de petróleo. Mesmo as lâmpadas LED são insuficientes porque as baterias não estão completamente carregadas. Também nem sempre tenho petróleo para a lâmpada e é insuficiente para os meus filhos estudarem», diz Mariam Hunaideq, uma mãe de seis filhos que vive em Nahr Al-Barid, no sul da Faixa de Gaza.

Com o fornecimento de electricidade reduzido a três a quatro horas por dia durante os períodos de pico da crise, as pessoas em Gaza experimentam pesadas limitações ao exercício das suas actividades diárias. Mesmo quando Gaza goza de um período de acalmia e o fornecimento de electricidade atinge 10-12 horas por dia, o calor extremo e as restrições à importação de combustível para o funcionamento da central eléctrica de Gaza constituem uma ameaça para a saúde e a vida quotidiana dos habitantes de Gaza.

A falta de electricidade significa também que as estações de tratamento de águas residuais não podem funcionar e as águas residuais são bombeadas para o mar sem tratamento, poluindo grandes extensões da costa de Gaza. Isto não só polui o mar como contribui para a rápida propagação de bactérias resistentes aos antibióticos, que põem em perigo a saúde das pessoas em Gaza e não só.

«A electricidade tornou-se um problema em Gaza porque tem um impacte profundo em serviços básicos como o abastecimento de água, o tratamento de águas residuais e os serviços de saúde, bem como no funcionamento das empresas e na irrigação de culturas e pomares. Particularmente em contextos urbanos, como Gaza, o bem-estar da população e as condições de saúde pública dependem fortemente da electricidade, mesmo depois de terminados os combates. Em 2021, os habitantes de Gaza não deveriam viver desta forma. Apelamos às autoridades envolvidas e à comunidade internacional para que reconheçam a situação e trabalhem para a melhorar», diz Mirjam Müller, chefe da Subdelegação do CICV em Gaza.

Print Friendly, PDF & Email
Share