Correio bloqueado por Israel chega à Palestina… com oito anos de atraso

Dez toneladas de cartas e pacotes, que durante anos Israel impediu de entrar na Cisjordânia ocupada, foram finalmente entregues. Alguns dos artigos têm oito anos.
O correio, que vai desde 2010 até este ano, foi impedido por Israel de entrar na Cisjordânia através da Jordânia. Foi agora autorizada a sua entrada ao abrigo de um acordo único, informaram as autoridades palestinas.
Os artigos retidos e agora entregues vão desde simples cartas até medicamentos e mesmo cadeiras de rodas para deficientes físicos.
O ministro das Telecomunicações palestino, Allam Mousa, acusou Israel de ter bloqueado a entrega e de atrasar a aplicação de um acordo de 2016 que permitiria a recepção de artigos postais directamente pelos correios palestinos.
Israel controla tudo o que entra e sai dos territórios palestinos ocupados, e são os correios de Israel que separam o correio destinado à Cisjordânia e à Faixa de Gaza. É frequente a proibição de entrada de artigos, invocando «motivos de segurança».
Esta entrega foi «uma medida de boa vontade», afirmou o Coordenador das Actividades Governamentais nos Territórios Ocupados (COGAT), o ramo das forças armadas israelitas responsáveis pelas operações civis nos territórios palestinos ocupados.

Print Friendly, PDF & Email
Share