Conselho Municipal de Cooperação de Bilbau adere a campanha BDS

O Conselho Municipal de Cooperação de Bilbau (CMCB) juntou-se à Campanha BDS (Boicote, Desinvestimento e Sanções) contra Israel, pelo que se compromete a não colaborar com a política de apartheid na Palestina e com a ocupação ilegal dos seus territórios.
O CMCB é um órgão consultivo e de diálogo em que estão representados os diferentes agentes sociais que trabalham no mundo da cooperação em Bilbau. Presentemente, integra 45 ONGD mais os quatro partidos com representação municipal.
O CMCB decidiu aderir a esta campanha porque se baseia na defesa dos direitos humanos como universais, indivisíveis e independentes. O Conselho considera a Campanha como um meio cívico para alterar situações de injustiça e violência institucional e promover a justiça e a paz.
Os membros do Conselho estão conscientes de que uma entidade local não pode solucionar as causas do conflito e conseguir uma paz justa para a Palestina. Não obstante, assume o firme compromisso de não sobrepor os interesses económicos aos direitos dos povos e aos direitos humanos das pessoas que os compõem.
Em Bilbau, o movimento de solidariedade com a Palestina tem um papel activo e importante. De facto, em Outubro de 2008, a cidade acolheu o Encontro “A Iniciativa de Bilbau: por uma paz justa na Palestina”, em que mulheres e homens de organizações palestinas, do movimento anticolonial de Israel e da sociedade civil internacional, partilharam perspectivas sobre os desafios para gerar uma mobilização autêntica da sociedade internacional, em defesa da justiça e de uma paz sustentável para a Palestina.
Mais informações:
Campanha BDS: www.bdsmovement.net
Rede Mewando: www.mewando.org
Centro Cultural Palestino Biladi: www.biladipalestina.com
Print Friendly, PDF & Email
Share