Colóquio sobre a Palestina na Escola Secundária de Torre da Marinha

Realizou-se na passada quinta-feira 21 de Março, na Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, na Torre da Marinha, Seixal, um Colóquio sobre «A Situação na Palestina», organizado pelos professores Filomena Fernandes e Edgar Rendeiro com o apoio do Gabinete de Paz e Cooperação da Câmara Municipal do Seixal.

Largas dezenas de alunos da Escola participaram na sessão, que durou cerca de duas horas. Após as apresentações e a passagem de um pequeno filme introdutório, foi a vez de Manuel Loff, professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, fazer um enquadramento histórico da questão.

Seguidamente, Jorge Cadima, da Direcção do MPPM, abordou alguns aspectos da história mais recente e da actual agressão de Israel na Faixa de Gaza.

Seguiu-se uma intervenção de Helena Palacino, do Gabinete de Paz e Cooperação da CM do Seixal.

Abriu-se então um período para perguntas e debate. A sessão terminou com um curto vídeo da canção «Nasci na Palestina», cantada pela cantora tunisina Emel Mathlouthi.

Entretanto, no acesso à Biblioteca da Escola está patente a exposição «A Questão Palestina: O Essencial» produzida em cooperação entre o MPPM e a C.M. Seixal.


Fotos: C. M. Seixal

Print Friendly, PDF & Email
Share