Colóquio no Seixal assinala 75 anos de Nakba

A Câmara Municipal do Seixal, em colaboração com o MPPM e o CPPC, organizou nesta quinta-feira, 30 de Novembro, o Colóquio «75 anos de NAKBA: A Catástrofe na Palestina» que contou com a presença da Embaixadora de Angola, de um representante de Embaixada da Venezuela, de membros da Embaixada da Palestina, de representantes do poder local e de público em geral.

A abrir a sessão, intervieram Paulo Silva, presidente da Câmara Municipal do Seixal, e Nabil Abuznaid, Embaixador da Palestina em Portugal.

Helena Palacino moderou o painel «Os 75 anos da Nakba e Uma Nova Catástrofe: A Palestina no Centro do Mundo» que abriu com a comunicação de Carlos Almeida, vice-presidente do MPPM, que esboçou o contexto histórico em que se tem desenrolado a questão palestina, desde a Declaração Balfour até aos nossos dias.

Rui Garcia, vice-presidente do CPPC, abordou a questão da solidariedade internacional e o seu papel fulcral na construção da paz e na autodeterminação dos povos.

Dima Mohammed, palestina, professora universitária em Lisboa, realçou a importância do cumprimento das recomendações internacionais para a resolução da questão palestina, com especial ênfase no direito ao retorno dos refugiados, sendo ela própria a terceira geração de uma família de refugiados das guerras de 1948 e 1967.

Para dar testemunho do que viu e ouviu na visita à Palestina no âmbito de uma delegação de municípios portugueses que integram o Movimento de Municípios pela Paz, interveio Mário Jorge Nunes, presidente da Câmara Municipal de Soure.

Na terceira parte do Colóquio, sob o tema «Tempos Que Correm: Vivências e Esperança no Povo da Palestina», foram ouvidos vários testemunhos, ao vivo ou em gravação.

Monya Haddad, uma jovem palestina a fazer voluntariado em Portugal, desenhou um retrato íntimo da sua relação com a sua tia-avó, Leila Khaled, apresentando uma faceta diferente da resistente que o mundo conheceu.

Mohammad Nassar, que foi monitor numa colónia de férias realizada no Seixal, em que participaram 19 jovens provenientes de campos de refugiados da Cisjordânia e da Jordânia, gravou um impressionante relato em vídeo da situação actual na Palestina.

Em resposta a um convite dirigido ao Secretário-Geral da ONU, António Ferrari, Assessor de Comunicação das Nações Unidas para Portugal, enviou uma vídeo-gravação onde descreve os esforços que a ONU está a desenvolver na Palestina com especial ênfase na ajuda humanitária.

A encerrar o Colóquio, José Oliveira leu uma moção que reunia as conclusões do debate da tarde e que reclamava dos poderes instituídos um esforço sério para encontrar uma solução para a questão palestina e que foi aprovada por aclamação.

Seguiu-se uma visita à Exposição «A Questão Palestina: O Essencial», concebida pelo MPPM e produzida pela C. M. Seixal, que vai ficar patente ao público no átrio do edifício dos Serviços Centrais do município.

A concluir a jornada, alunos da Escola Secundária José Afonso fizeram uma leitura encenada de uma compilação de poemas palestinos.

Print Friendly, PDF & Email
Share