Coimbra envia "Abraço pela paz na Palestina"

A população da baixa de Coimbra testemunhou e vários orgãos de comunicação social registaram como centenas de pessoas se manifestaram ao fim da tarde de terça-feira, 21 de Novembro, na baixa de Coimbra, com a sua solidariedade para com o povo da Palestina.

Devido a boa adesão, esta iniciativa, que estava prevista como cordão humano, transformou-se em desfile/manifestação pela baixa de Coimbra, desde a Praça da Portagem, passando pelas ruas Ferreira Borges e Visconde da Luz, até à Praça 8 de Maio, em frente à Câmara Municipal.

Entre outras consignas os manifestantes apelaram ao cessar fogo imediato. Evidenciaram também a urgência da criação do estado da Palestina para a viabilização de uma paz duradoura paz no Médio Oriente. No final, alguns artistas ( Rui Damasceno, Ana Biscaia, Eurídice Rocha) leram poemas  referentes a autores palestinos ou mesmo belos poemas solidários com a palestina do autor português João Pedro Mésseder.

Esta acção organizada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente(MPPM), pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação(CPPC), pelo Projecto Ruído - Associação Juvenil e com apoio da União dos Sindicatos de Coimbra(USC/CGTP-IN), denuncia os crimes de guerra do governo sionista de Israel e apela aos presentes a darem continuidade a necessárias manifestações deste tipo no sentido de pressionar os apoiantes do governo de Israel no sentido de ser conseguido um cessar fogo imediato, de ser conseguida a negociação, de ser alcançada a libertação de reféns e prisioneiros, de ser conseguida a criação de um Estado palestino livre e independente, condição fulcral para uma paz duradoura nesta região.

Print Friendly, PDF & Email
Share