Cinema palestino na Faculdade de Letras de Lisboa

O Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa - FLUL, em colaboração com o Nucivo, Núcleo de Cinema e Vídeo da FLUL, a Associação de Estudantes da FLUL e o MPPM — Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, apresentaram, nos dias 21 e 23 de Novembro, o ciclo de cinema Vozes e Cores da Palestina.

Este ciclo teve como objectivo promover, na comunidade académica da Universidade de Lisboa e no público português em geral, um conhecimento mais profundo e humanizado da realidade histórica, política e cultural do povo palestino – um conhecimento mediado pelo testemunho original dos criadores e artistas palestinos.

Vozes e Cores da Palestina exibiu cinco filmes do catálogo Unprovoked Narratives, generosamente disponibilizados pelo Palestinian Film Institute e pela Sindibad Films Ltd. Unprovoked Narratives é um catálogo constituído por doze filmes que celebram a beleza de Gaza, o seu povo, a sua luta e a sua sobrevivência. Trata-se de uma iniciativa que tem por objetivo resistir à demonização deste belíssimo lugar.

No dia 21 de novembro, no Anfiteatro II da FLUL, foram exibidos dois filmes: Scenes of the Occupation from Gaza (1973), de Mustafa Abu Ali, um documentário de 13 min, e Tale of the Three Jewels (1995), de Michel Khleifi, uma obra de ficção de 1h 52m.

No dia 23 de novembro, no Anfiteatro III da FLUL, foram exibidos três filmes: Condom Lead (2013), de Tarzan Nasser & Arab Nasser, uma curta-metragem ficcional de 11 m, Shujayya (2016), de Mohammed Almughanni, um documentário de 20m e Habibi (2011), de Susan Youssef, obra ficcional de 1h 8m.

À projecção dos filmes seguiram-se momentos de comentário e discussão, com a participação da Professora Nuha Alshaar, directora do Instituto de Cultura Árabe e Islâmica, do Investigador Carlos Almeida, em representação do MPPM — Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, de representantes do Nucivo e da Associação de Estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Print Friendly, PDF & Email
Share