Conselho de Direitos Humanos da ONU apela ao fim da venda de armas a Israel

O Conselho dos Direitos Humanos da ONU aprovou no passado dia 5 de Abril cinco resoluções, incluindo um texto em que exige que Israel levante imediatamente o seu bloqueio à Faixa de Gaza e todas as outras formas de punição colectiva, apelando a um cessar-fogo imediato em Gaza. O Conselho apelou a todos os Estados para que tomem medidas imediatas para impedir a continuação da transferência forçada de palestinos dentro ou a partir de Gaza e para que cessem a venda, a transferência e o desvio de armas, munições e outro equipamento militar para Israel.

As cinco resoluções referiam-se à situação dos direitos humanos no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, à realização dos direitos da criança e à protecção social inclusiva, ao direito do povo palestino à autodeterminação, aos direitos humanos no Golã sírio ocupado e aos colonatos israelitas no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e no Golã sírio ocupado.

Situação dos direitos humanos no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental

No que se refere à situação dos direitos humanos no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e à obrigação de assegurar a responsabilização e a justiça, o Conselho aprovou, por 28 votos a favor, 6 contra e 13 abstenções [1], uma resolução em que exige que Israel, a potência ocupante, ponha termo à sua ocupação do território palestino ocupado desde 1967, incluindo Jerusalém Oriental. O Conselho exigiu também que Israel levante imediatamente o bloqueio à Faixa de Gaza e todas as outras formas de punição colectiva, e apelou a um cessar-fogo imediato em Gaza. O Conselho apelou a todos os Estados para que tomem medidas imediatas para impedir a continuação da transferência forçada de palestinos dentro ou a partir de Gaza. Apelou a todos os Estados para que ponham termo à venda, transferência e desvio de armas, munições e outro equipamento militar para Israel e solicitou à Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e a Israel que apresentassem um relatório sobre a transferência ou venda directa e indirecta de armas, munições, peças, componentes e artigos de dupla utilização a Israel, a potência ocupante, e que apresentassem o seu relatório ao Conselho na sua quinquagésima nona sessão.

O Conselho solicitou igualmente ao Alto-Comissariado que providenciasse o pessoal, os conhecimentos especializados e a logística adicionais necessários para o gabinete regional no Território Palestino Ocupado, a fim de documentar e apurar responsabilidades pelas violações do direito internacional em matéria de direitos humanos e do direito internacional humanitário cometidas no Território Palestino Ocupados incluindo Jerusalém Oriental. O Conselho solicitou ao Alto-Comissário para os Direitos Humanos que lhe apresente um relatório sobre a aplicação da presente resolução na sua quinquagésima oitava sessão, a que se seguirá um diálogo interactivo.

Realização dos direitos da criança e protecção social inclusiva

No que se refere à realização dos direitos da criança e protecção social inclusiva, numa resolução adoptada sem votação, o Conselho apela aos Estados para que considerem a possibilidade de ratificar a Convenção sobre os Direitos da Criança e os respectivos Protocolos Facultativos, e apela a esforços renovados no sentido da sua plena implementação por todas as partes. O Conselho insta igualmente os Estados a garantirem que todas as crianças tenham acesso a uma protecção social inclusiva.

O Conselho solicitou ao Alto-Comissário que elaborasse um relatório sobre a integração dos direitos da criança em todas as Nações Unidas, incluindo a implementação da Nota de Orientação do Secretário-Geral, e que apresentasse o relatório ao Conselho na sua quinquagésima nona sessão. Solicitou igualmente ao Alto-Comissário que preparasse um relatório sobre os direitos da criança e as violações dos direitos humanos das crianças em conflitos armados e que apresentasse o relatório ao Conselho dos Direitos Humanos na sua sexagésima sessão. Solicitou ao Alto-Comissariado que organizasse a reunião anual de um dia inteiro sobre os direitos da criança em 2026, subordinada ao tema dos direitos da criança e das violações dos direitos humanos das crianças nos conflitos armados.

Direito do povo palestino à autodeterminação

Sobre o direito do povo palestino à autodeterminação, o Conselho aprovou, por 42 votos a favor, 2 contra e 3 abstenções [2], uma resolução em que apela a Israel, potência ocupante, para que ponha imediatamente termo à ocupação do território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e para que inverta e corrija quaisquer impedimentos à independência política, à soberania e à integridade territorial da Palestina, e reafirmou o seu apoio à solução de dois Estados, Palestina e Israel, vivendo lado a lado em paz e segurança. O Conselho instou todos os Estados a adoptarem as medidas necessárias para promover a concretização do direito à autodeterminação do povo palestino e decidiu continuar a acompanhar esta questão.

Direitos humanos nos Golã sírios ocupados

No que se refere aos direitos humanos nos Golã sírios ocupados, adoptado por 29 votos a favor, 14 contra e 4 abstenções [3], o Conselho exigiu que Israel ponha imediatamente termo a todos os planos e actividades relacionados com a colonização nos Golã sírios ocupados e determinou que todas as medidas e acções legislativas e administrativas tomadas ou a tomar por Israel que visem alterar o carácter e o estatuto jurídico dos Golã sírios ocupados são nulas e sem efeito. O Conselho solicitou ao Secretário-Geral que divulgasse a resolução o mais amplamente possível e que apresentasse um relatório sobre este assunto ao Conselho na sua quinquagésima oitava sessão.

Colonatos israelitas no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e nos Golã sírios ocupados

No que se refere aos colonatos israelitas no território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e nos Golã sírios ocupados, o Conselho adoptou, por 36 votos a favor, 3 contra e 8 abstenções [4], uma resolução em que apela a Israel para que cumpra todas as suas obrigações ao abrigo do direito internacional e cesse imediatamente todas as acções que provoquem a alteração do carácter, estatuto e composição demográfica do território palestino ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e dos Golã sírios ocupados, e ponha termo sem demora à ocupação do território ocupado desde 1967. O Conselho solicitou à Comissão Internacional Independente de Inquérito sobre o Território Palestino Ocupado, incluindo Jerusalém Oriental, e a Israel que elaborassem um relatório sobre as identidades dos colonos, bem como dos grupos de colonos e dos seus membros, que se envolveram ou continuam a envolver-se em actos de terror, violência ou intimidação contra civis palestinos e sobre as medidas tomadas por Israel e por Estados terceiros, e que apresentasse o relatório ao Conselho na sua quinquagésima nona sessão.


[1] A favor (28): Argélia, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Burundi, Chile, China, Costa do Marfim, Cuba, Eritreia, Finlândia, Gâmbia, Gana, Honduras, Indonésia, Cazaquistão, Kuwait, Quirguizistão, Luxemburgo, Malásia, Maldivas, Marrocos, Catar, Somália, África do Sul, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Vietname. Contra (6): Argentina, Bulgária, Alemanha, Malawi, Paraguai e Estados Unidos. Abstenções (13): Albânia, Benim, Camarões, Costa Rica, República Dominicana, França, Geórgia, Índia, Japão, Lituânia, Montenegro, Países Baixos e Roménia.

[2] A favor (42):  Indonésia, Japão, Cazaquistão, Kuwait, Quirguizistão, Lituânia, Luxemburgo, Malawi, Malásia, Maldivas, Montenegro, Marrocos, Países Baixos, Qatar, Roménia, Somália, África do Sul, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Vietname. Contra (2): Paraguai e Estados Unidos. Abstenções (3): Albânia, Argentina e Camarões.

[3] A favor (29): Argélia, Bangladesh, Benim, Brasil, Burundi, Chile, China, Costa Rica, Costa do Marfim, Cuba, República Dominicana, Eritreia, Gâmbia, Gana, Honduras, Índia, Indonésia, Cazaquistão, Kuwait, Quirguizistão, Malásia, Maldivas, Marrocos, Catar, Somália, África do Sul, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Vietname. Contra (14): Bélgica, Bulgária, Finlândia, França, Geórgia, Alemanha, Japão, Lituânia, Luxemburgo, Malawi, Montenegro, Países Baixos, Paraguai e Estados Unidos. Abstenções (4): Albânia, Argentina, Camarões e Roménia.

[4] A favor (36): Argélia, Bangladesh, Bélgica, Benim, Brasil, Burundi, Chile, China, Costa Rica, Costa do Marfim, Cuba, República Dominicana, Eritreia, Finlândia, França, Gâmbia, Gana, Honduras, Índia, Indonésia, Japão, Cazaquistão, Kuwait, Quirguizistão, Luxemburgo, Malásia, Maldivas, Montenegro, Marrocos, Países Baixos, Catar, Somália, África do Sul, Sudão, Emirados Árabes Unidos e Vietname. Contra (3): Malawi, Paraguai e Estados Unidos. Abstenções (8): Albânia, Argentina, Bulgária, Camarões, Geórgia, Alemanha, Lituânia e Roménia.


Foto: ONU / Jean-Marc Ferré

Print Friendly, PDF & Email
Share