Workshop sobre Palestina na Escola Secundária Passos Manuel

 Nuno Coelho na ES Passos Manuel
Nuno Coelho, licenciado em Design de Comunicação e Arte Gráfica e co-autor, com Adam Kershaw, do livro Uma Terra Sem Gente Para Gente Sem Terra, esteve três semanas na Cisjordânia onde se apercebeu de como o conflito israelo-árabe influenciava a vida quotidiana dos palestinos. Desenvolveu trabalho com crianças palestinas, no domínio das artes, e observou e viveu na realidade do dia-a-dia que considerou, por vezes, muito chocante.
Maria Eugénia Vaz é professora da disciplina de História da turma C do 12.º ano do Curso Científico-Humanístico: Línguas e Humanidades, da Escola Secundária Passos Manuel, sede do Agrupamento Baixa Chiado, em Lisboa, em cujo currículo são tratadas as "Alterações geoestratégicas, tensões políticas e transformações sócio-culturais no mundo actual: permanência de focos de tensão em regiões periféricas - O Médio Oriente e a questão israelo-palestina".
No dia 8 de Março, o MPPM proporcionou o encontro de Nuno Coelho com os alunos da professora Maria Eugénia Vaz, num workshop em que aquele relatou a sua vivência, que ilustrou com a projecção de imagens explicativas da realidade histórica vivida naquela zona, o que contribuiu, também, para que os alunos tivessem ficado interessados e motivados no sentido de procurarem compreender as questões ligadas ao conflito israelo-palestino. Tal foi evidenciado pela forma como interagiram com a exposição e pelas diversas perguntas que formularam, no final do workshop.
Nas aulas de História, a professora Maria Eugénia Vaz pretende desenvolver um trabalho com os alunos, com a finalidade de aprofundar o tema focado neste workshop.
Nuno Coelho está disponível para realizar o seu workshop com outras Escolas e alunos de outros escalões etários. Os interessados podem dirigir-se ao MPPM.
Print Friendly, PDF & Email
Share