Violência de colonos: uma semana como outras

A semana que termina registou mais uma série de episódios de violência de colonos, um pouco por toda a Cisjordânia. Não é um facto novo, mas nem por se tornar repetitivo pode ser banalizado. Como não pode ser ignorado o facto de, na maioria dos casos, os actos de vandalismo ocorreram sob as vistas e com a protecção do exército israelita.

Neste domingo, colonos israelitas espancaram agricultores palestinos na aldeia de Susya, a leste da cidade de Yatta, no sul da Cisjordânia, e impediram-nos de lavrar as suas próprias terras. Susya e outras aldeias vizinhas têm sido alvo frequente de ataques por parte dos militares e colonos israelitas, que pretendem expulsar a sua população palestina para expandir os colonatos

Na aldeia de Hares, perto da cidade de Salfit, colonos israelitas do colonato de Revava arrancaram as oliveiras que um agricultor palestino tinha plantado recentemente nas suas terras. Este foi o segundo ataque do seu género por colonos israelitas na mesma área em menos de um mês.

Na área de Ein El-Hilweh, na região norte do Vale do Jordão, colonos atacaram pastores com pedras e feriram um deles na cabeça.

No sábado, dezenas de colonos israelitas armados e acompanhados pelo exército atacaram casas de cidadãos palestinos no bairro de Tel Rumeida, na cidade de Hebron. Os colonos atiraram pedras, gritaram insultos e slogans racistas e ameaçaram expulsar os cidadãos palestinos do bairro. Os soldados israelitas que os acompanhavam não fizeram nada para impedir o ataque, antes lhes forneceram protecção.

Nasser Mohammad Samara, da aldeia de Huwara, a sul de Nablus, teve de ser tratado no hospital por ferimentos sofridos numa agressão por um grupo de colonos israelitas do colonato de Yitzhar. Este colonato é conhecido pela sua comunidade extremista responsável por vários ataques contra palestinos e os seus bens, incluindo incêndios, apedrejamentos, arranque de culturas e oliveiras, ataques a casas vulneráveis, entre outros.

Ainda no sábado, vários agricultores e pastores palestinos de Masafer Yatta, Khirbet al-Batm e Sussia, no sul da Cisjordânia, foram feridos em ataques por colonos israelitas, dos colonatos de Mitzpe Yair e Susya, sob os olhos e a protecção de soldados israelitas que não intervieram para deter os colonos.

Na sexta-feira, colonos israelitas atacaram com pedras e garrafas veículos palestinos que circulavam na estrada Jenin-Nablus, também conhecida como estrada 60, perto da cidade de Silat Ad-Dahr, danificando os pára-brisas de quatro veículos.

No mesmo dia, colonos israelitas do colonato vizinho de Ma'ale Levona destruíram condutas de água e laranjeiras na área de Khan al-Laban, na aldeia de al-Lubban ash-Sharqiya, a sul da cidade de Nablus. Segundo o proprietário, Khaled Daraghmeh, a área tem sido alvo de ataques frequentes por parte dos colonos, que gozam da protecção dos militares israelitas, a fim de se apoderarem das terras que ligam os colonatos de Alie e Ma'ale Levona.

Várias casas palestinas foram assaltadas por colonos armados e os seus proprietários agredidos na comunidade de al-Markez, no aglomerado de Masafer Yatta, a sul da cidade de Hebron. Outro grupo de colonos armados bloqueou as entradas de Umm al-Kheir, At-Tuwani e Khirbet Shi'b al-Butum, onde pararam e revistaram veículos. Os colonos vieram do posto avançado vizinho de Mitzpe Yair, localizado a cerca de um quilómetro a oeste da comunidade de al-Markez. As 19 aldeias que integram o aglomerado de Masafer Yatta têm sido sujeitas a repetidas violações israelitas por parte de colonos e soldados, visando a sua principal fonte de subsistência - o gado.

Na quinta-feira, colonos israelitas de Ibei Hanahal arrancaram 250 oliveiras jovens que um aldeão local tinha plantado há duas semanas nas suas terras na aldeia de Kisan, a leste da cidade de Belém.

Na véspera, também em Kisan, os colonos israelitas tinham atacado com cães pastores palestinos enquanto pastoreavam o seu gado, perseguindo-os até à sua aldeia, onde foram rechaçados. Os cães atacaram e feriram várias ovelhas.

Nessa quarta-feira, dezenas de colonos israelitas, sob a protecção dos militares, invadiram o sítio arqueológico de Sebastia, a norte da cidade de Nablus. Localizada a 11 quilómetros a noroeste de Nablus, Sebastia é uma pequena cidade histórica com um importante património arqueológico. Crê-se que é o lugar de sepultamento de São João Baptista. Israel tem tentado tomar posse da cidade, que é alvo de ataques repetidos dos colonos israelitas.

No mesmo dia, colonos israelitas, sob forte protecção militar, estabeleceram uma nova casa móvel na propriedade de 'Aref Jaber, na aldeia de al-Baq'a, a leste da cidade de Hebron. A aldeia é ladeada por três povoados coloniais israelitas, Qiryat Arba' a sul, Ramat Mamre (Kharsine) a oeste e Qiryat Five a noroeste. A instalação de casas móveis é o primeiro passo para o estabelecimento de postos avançados israelitas, precursores da expansão de colonatos.

Print Friendly, PDF & Email
Share