Vídeo revela: polícia de fronteira israelita dispara sobre palestino desarmado pelas costas

Uma agente da polícia de fronteira israelita alvejou pelas costas um palestino desarmado, mostra um vídeo publicado nas redes sociais. O caso, ocorrido há mais de um ano, regressou à actualidade depois de se ter tornado viral nas redes sociais e ser transmitido no sábado passado por uma estação de televisão israelita.

O Canal 13 informou que o palestino foi mandado parar quando tentava entrar em Israel a partir da Cisjordânia ocupada. No filme, aparentemente gravado com um telemóvel, vê-se um homem não identificado a ser mandado para trás por uma agente da guarda de fronteira isarelita.

O palestino afasta-se de imediato, ao longo de uma estrada vazia, com as mãos no ar, enquanto agentes israelitas gritam «Anda!» em árabe. Quase 20 segundos depois, o homem é atingido com um tiro nas costas e cai gritando de dor. Os agentes israelitas viram-se e abandonam calmamente o local.

O homem palestino foi alvejado com um bala revestida de esponja, tipo de munição são geralmente usada para dispersar protestos, mas que pode ser letal a curtas distâncias.

Na sequência da difusão do vídeo, a polícia de fronteira israelita informou que tinha sido aberto um inquérito e que os agentes tinham sido suspensos.

Segundo relatou o jornal israelita Haaretz em Outubro de 2018, o caso ocorreu em Maio desse ano. Na audição preliminar realizada na altura, o juiz declarou que a polícia aparentemente disparou sobre o palestino «como uma duvidosa forma de entretenimento». Entre as provas apresentadas incluem-se mensagens escritas dos agentes gabando-se do incidente.

Num comunicado, a Organização de Libertação da Palestina condena a violência israelita, afirmando: «O vídeo mostra a extensão do ódio cego e do racismo sionista.»

Desde 1967 que Israel ocupa a Cisjordânia, onde vivem três milhões de palestinos. Na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental ocupados vivem também mais de 600 000 israelitas, em colonatos considerados ilegais pelo direito internacional.

Os checkpoints (postos de controlo), fixos e móveis — e também o ignominioso Muro do apartheid —, são dos meios utilizados pelo aparelho repressivo da ocupação israelita para coarctar a liberdade de circulação dos habitantes palestinos. Já os colonos israelitas circulam livremente pela Cisjordânia ocupada, em estradas para seu uso exclusivo.
 

Print Friendly, PDF & Email
Share