Vídeo: Israel mata intencionalmente palestino de 16 anos em Gaza

Um vídeo publicado nas redes sociais documenta o momento em que na sexta-feira passada as forças israelitas atingiram a tiro o jovem palestino Ahmad Misbah Abu Tyour, de 16 anos, que veio a falecer o sábado de manhã. O adolescente participava nos protestos da «Grande Marcha de Retorno», na Faixa de Gaza cercada.
O vídeo mostra o rapaz a atirar pedras de uma grande distância, não podendo de modo nenhum constituir qualquer risco para os soldados israelitas fortemente armados. Em seguida Ahmad agita os braços no ar durante alguns segundos, antes de ser atingido no peito por um atirador israelita, sofrendo graves ferimentos de que sucumbiu no dia seguinte.
Na sexta-feira, também durante os protestos da «Grande Marcha do Retorno» foi morto por fogo real israelita um outro jovem palestino, Bilal Hafaje, de 17 anos. O Ministério da Saúde de Gaza informou que pelo menos 395 palestinos foram feridos.
Cerca de 7000 pessoas participaram nas manifestações, que esta semana protestaram contra a decisão dos Estados Unidos de cortar totalmente a contribuição financeira dos EUA para a UNRWA, a agência da ONU de assistência aos refugiados palestinos.
Os protestos da Grande Marcha do Retorno realizam-se semanalmente desde 30 de Março junto à vedação com que Israel encerra a Faixa de Gaza, exigindo o levantamento do bloqueio israelita, que dura há 12 anos, e o direito de os refugiados e seus descendentes (que constituem três quartos da população do enclave) poderem retornar às terras de onde as forças sionistas os expulsaram, no quadro da limpeza étnica que acompanhou a criação do Estado de Israel, em 1948.

Print Friendly, PDF & Email
Share