Viagem à Palestina, prémio especial do júri do Concurso Escolar «Paz para a Palestina»

 A viagem à Palestina, Prémio Especial do Júri do Concurso Escolar, oferecido pela Delegação-Geral da Palestina, decorreu entre 22 e 30 de Julho de 2010. A delegação integrou onze alunos (Ana Lourenço, André Pato, Inês Silva, Jéssica Roque e Rafael Monteiro, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Poceirão, Palmela; Ana Real, Andreia Fernandes e Sara Costa, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Real, Braga; Ana Pinho, Ana Bastos e Cátia Almeida, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Carregosa, Oliveira de Azeméis), três professores (Professor Aníbal Serra, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Poceirão, Palmela; Professora Carla Ferreira, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Real, Braga; Professor Nelson Gomes, da Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Carregosa, Oliveira de Azeméis), um representante da Delegação-Geral da Palestina, o jornalista José Manuel Rosendo e, em representação do MPPM, Amador Clemente. 
Partindo de Amã, o grupo iniciou a sua visita à Palestina por Jericó, tendo sido recebido na Academia de Segurança e visitado o Palácio de Hisham e o Monte Sultan. Em Ramallah, onde ficou alojado, avistou-se com a Dra. Ana Coelho, membro da Delegação Portuguesa na Palestina, que se deslocou ao Hotel para lhe dar as boas-vindas.
Deslocou-se, no dia seguinte, a Jerusalém Oriental, tendo visitado, nomeadamente, o Monte das Oliveiras, o Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações.
O terceiro dia da vista foi passado em Nablus, onde a delegação portuguesa foi recebida na União Democrática das Mulheres; no Governo Civil, onde teve um encontro com o Governador Civil; na Câmara Municipal onde foi recebida pelo seu presidente; na Universidade de An-Najam, onde foi recebida por um representante do reitor, e se avistou com uma professora portuguesa, Dra. Micaela Miranda, que exerce actualmente a sua actividade no Freedom Theatre em Jenim e que irá ser a leitora do primeiro curso de língua portuguesa a ser ministrado na Palestina. Houve, ainda, uma visita ao Centro Cultural EVE e um passeio a pé pela zona histórica da cidade. O dia terminou com uma visita ao Campo de Refugiados de Balata.
No dia seguinte a comitiva portuguesa deslocou-se a Belém, onde foi recebida na sede da Juventude da Fatha, tendo partido daqui acompanhada de um grupo de jovens para uma passeio pela cidade que incluiu a Igreja da Natividade. À tarde, visitou a Associação de Presos Políticos Palestinos, o Campo de Férias Feminino da Juventude da Fatah e o Campo de Refugiados de Aida, terminando o dia no Campo de Pastores de Beit Sahur, onde foi recebida pelo Presidente do Município que nesse mesmo dia havia regressado de Portugal.
O quinto dia foi passado em Ramallah. Iniciou-se na Representação Diplomática de Portugal na Palestina, onde a delegação teve uma entrevista com o Embaixador Jorge Torres-Pereira. Dirigiu-se depois, acompanhada pelo Embaixador Português, para a Fundação Yasser Arafat, onde foi recebida pelo seu presidente Dr. Nasser Alkudwa. Após um encontro com o Dr. Nabil Shaath, ex-Ministro dos Negócios Estrangeiros, o grupo dirigiu-se à Universidade de Birzeit, onde foi recebido por Heba Hammad, responsável pelas Relações Públicas da Universidade. De tarde, teve uma reunião no Ministério dos Negócios Estrangeiros - Departamento de Negociações com o Dr. Xavier Abu Eid, após o que se dirigiu a casa do Padre Católico Manuel Mussalam que é membro do Movimento Nacional para a Libertação da Palestina e Presidente do Departamento Cristão Mundial. Uma visita ao Túmulo de Yasser Arafat, antecedeu o jantar na companhia do novo Embaixador Palestino em Portugal, Dr. Mufeed Shami.
O penúltimo dia da visita começou por Hebron, onde a delegação foi recebida na Câmara Municipal pelo seu Presidente, Khaled Osaily, seguindo-se uma visita à Cidade Velha. Seguiu-se o almoço em Betomar, e o regresso a Ramallah.
O último dia foi gasto no regresso a Amã, rumo a Lisboa.
Para além das visitas e dos contactos institucionais, do convívio com os palestinos e, em especial, com os seus jovens, de ser informado sobre a história, a cultura e o quotidiano do povo, o grupo teve oportunidade de sentir a violência gratuita dos israelitas nos check-points, a provocação dos colonatos, a omnipresença do muro da separação.
Testemunhos de alunos:
«Antes de Partirmos, este era o cenário esperado: Soldados, armas, campos de refugiados com tendas e condições que deixavam muito a desejar. Porém, parte daquilo que esperávamos acabou por não se realizar. Esperávamos um hotel que não fosse nada de especial, mas foi. Aliás os dois hotéis foram espectaculares. Todas as pessoas que nos receberam foram muito hospitaleiras, simpáticas e atenciosas. E aprendemos bastante. Finalmente vivemos tudo aquilo de que tanto falámos e percebemos realmente como tudo funciona, os check points, a ocupação, os esforços feitos por todos para que tudo seja o melhor possível. As Universidades que zelam pela educação dos alunos, os campos de férias e as associações que fazem tudo o que podem. E assim, vimos o melhor (Jerusalém, Belém) e o pior (check points, colonatos). Todos voltámos a Portugal com uma experiência que nunca iremos esquecer. Assim, vamos poder divulgar e promover esta causa. Paz para a Palestina.»
[Ana Lourenço, André Pato, Inês Silva, Jessica Roque e Rafael Monteiro da Escola EB 2/3 do Poceirão]
«Quando fomos premiados com esta viagem pensávamos que, após a nossa intensa pesquisa e recolha de informação, já tínhamos adquirido os conhecimentos necessários acerca da Palestina. Mas enganámo-nos, porque a Palestina é uma verdadeira "caixinha de surpresas", cada recanto tem algo novo para descobrir e as pessoas, a cultura e a História não param de nos surpreender. Vivemos experiências fenomenais e muitas inacreditáveis. Com esta viagem, tornámo-nos pessoas mais solidárias, em especial com o Povo Palestino, povo esse extremamente generoso, amável e simpático para connosco.Devido a esta viagem reforçamos ainda mais o nosso desejo de paz no Médio Oriente e na Palestina. Paz Para a Palestina!»
[Ana Pinho, Ana Bastos, Cátia Almeida da Escola EB 2/3 de Carregosa] 
Print Friendly, PDF & Email
Share