UNICEF: mais de 1000 crianças feridas por Israel nos protestos em Gaza

Mais de mil crianças foram feridas desde 30 de Março pela repressão das forças de ocupação israelitas contra os participantes na Grande Marcha do Retorno na Faixa de Gaza cercada, segundo um comunicado da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A UNICEF afirma que «muitos dos ferimentos são graves e potencialmente provocam alterações da vida, incluindo amputações».
O comunicado acrescenta que a intensificação da violência em Gaza também agravou a situação das crianças, «cujas vidas já são insuportavelmente difíceis há muitos anos».
A UNICEF informa que as instalações de saúde na Faixa de Gaza estão «a entrar em colapso devido à pressão» de tratar as vítimas adicionais. O sistema de saúde já estava enfraquecido devido à escassez de combustível, medicamentos e equipamentos.
A organização apelou a todos os actores dentro dos territórios ocupados a «pôr em prática medidas específicas para manter as crianças fora de perigo e evitar mortes de crianças».
Nas últimas semanas, a partir de 30 de Março, os palestinos têm vindo a protestar contra o bloqueio da Faixa de Gaza, que dura há 12 anos, e pelo direito de retorno dos refugiados às terras de onde foram expulsos pela limpeza étnica levada a cabo por Israel.
Os protestos de segunda-feira passada, 14 de Maio, foram aqueles em que se registou maior número de vítimas das forças armadas israelitas: quase 60 mortos e mais de 2700 feridos.
Segundo dados do Ministério da Saúde em Gaza, desde 30 de Março o número de mortos eleva-se a 102 e o de feridos hospitalizados a 12 271.

Print Friendly, PDF & Email
Share