Um palestino morto e mais de 1000 feridos na sétima semana de protestos em Gaza

Um palestino foi hoje morto e 700 foram feridos pelas forças de ocupação israelitas durante a repressão dos protestos de sexta-feira ao longo da fronteira da Faixa de Gaza com Israel. Milhares de habitantes do pequeno enclave palestino cercado manifestaram-se na sétima semana consecutiva da Grande Marcha do Retorno.
A mais recente vítima da brutal repressão israelita dos manifestantes desarmados foi Jabir Abu Mustafa, de 40 anos. 
O número de  palestinos feridos com balas reais eleva-se a 143. Outros foram feridos por balas com ponta de borracha e sofreram inalação de gás, havendo um total de 305 evacuados para hospitais.
Um palestino de 16 anos de idade sofreu um grave ferimento na cabeça provocado por fogo real. Segundo o Crescente Vermelho Palestino, foram feridos pelo menos dois jornalistas, um dos quais foi identificado como Yasser Qudah, que usava um colete claramente marcado com a palavra «Press».
O comité organizador da manifestação chamou ao protesto desta semana «preparação e aviso do que está para vir», assinalando que esta é a última sexta-feira antes do culminar da Grande Marcha do Retorno, em 14 e 15 de Maio, coincidindo com a transferência da embaixada dos EUA para Jerusalém e o 70.º aniversário da Nakba, a limpeza étnica levada a cabo entre 1947 e 1949 pelas forças sionistas e mais tarde por Israel, em que mais de 750 000 palestinos foram expulsos das suas casas e terras .
A Autoridade Palestina anunciou que segunda-feira será um Dia de Raiva, exortando os palestinos a protestar contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel e a transferência para esta cidade da embaixada dos EUA.
Terça-feira também haverá manifestações assinalando o 70.º aniversário da Nakba.
Pelo menos 49 palestinos foram mortos e mais de 6800 foram feridos pelas forças israelitas durante a repressão das manifestações das últimas seis semanas.
Print Friendly, PDF & Email
Share