Um milhão de palestinos detidos por Israel desde 1967

Um milhão de palestinos foram detidos pelas forças israelitas desde a guerra de 1967, de acordo com informações divulgadas neste sábado.

Entre os detidos estiveram cerca de 17 000 mulheres e 50 000 crianças, segundo um relatório conjunto da Clube de Prisioneiros da Sociedade Palestina, da Comissão para os Assuntos dos Detidos e Ex-Detidos, e do Alto Conselho dos Prisioneiros.

Estas organizações revelaram que, desde 1967, se registaram mais de 54 000 ordens de detenção administrativa. A política de detenção administrativa permite às autoridades israelitas prolongar indefinidamente a detenção de um prisioneiro sem acusação ou julgamento.

Durante a guerra do Médio Oriente de 1967, Israel ocupou a Cisjordânia, Jerusalém Oriental, os Montes Golã da Síria e a Península do Sinai do Egipto, que mais tarde foi devolvida ao Egipto no âmbito de um acordo de paz assinado em 1979.

Desde então, 226 detidos palestinos morreram dentro das prisões israelitas, incluindo 73 devido a tortura e 71 devido à falta de cuidados médicos.

As ONG afirmaram que todos os detidos sofreram alguma forma de tortura física ou psicológica, abuso moral, e tratamento cruel.

Estima-se que 4500 palestinos estejam detidos em prisões israelitas, incluindo 41 mulheres, 140 menores e 440 detidos administrativos, de acordo com dados compilados por organizações sobre os direitos dos prisioneiros.

Em Fevereiro, o Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu que tem jurisdição para investigar crimes internacionais graves cometidos na totalidade dos territórios palestinos ocupados, incluindo Jerusalém Oriental. Isto inclui o julgamento de possíveis crimes contra a humanidade cometidos por Israel dentro desse território.

Print Friendly, PDF & Email
Share