Um comboio de vinte e sete ambulâncias solidárias chega finalmente a Gaza sitiada

Dezoito ambulâncias entraram ontem na Faixa de Gaza através do posto fronteiriço de Rafah, enquanto outras nove aguardam aprovação egípcia para atravessar a fronteira, constituindo no seu conjunto um dos maiores comboios humanitários de novas ambulâncias a romper o duro bloqueio de Gaza, que dura há 14 anos.

As 27 ambulâncias novas, totalmente equipadas, foram adquiridas graças ao patrocínio de organizações da sociedade civil de dezenas de países de todo o mundo e fazem parte de uma missão de solidariedade internacional para ajudar a reerguer os serviços de saúde do enclave sitiado, devastado pelo cerco de Israel e pelos recorrentes e brutais bombardeamentos.

O coordenador dos comboios de solidariedade Miles of Smiles, Dr. Essam Yousef, disse: «Em meu nome e no dos meus colegas dos comboios Miles of Smiles gostaria de estender a todos a nossa sincera gratidão pela solidariedade que têm dado ao nosso povo da Palestina».

A chegada das ambulâncias a Gaza foi saudada com uma cerimónia de boas-vindas em que interveio o Dr. Abdullah Al-Hajjar, da organização MEDICS Worldwide: «Em Maio passado, ao longo de onze dias, a ocupação israelita lançou uma agressão injusta na Faixa de Gaza, onde os civis foram directamente visados. A agressão levou a mais mártires, incluindo crianças, mulheres e pessoas com necessidades especiais, bem como a milhares de feridos, para além de danos materiais nas instalações e infra-estruturas.»

«Na MEDICS acreditamos na importância da acção conjunta e na necessidade de coordenação entre os trabalhadores humanitários, especialmente à luz de guerras e catástrofes. Este projecto é o culminar de grandes esforços feitos para unificar o trabalho e maximizar o benefício, fornecendo ambulâncias equipadas com equipamento técnico completo, apoiadas por instituições humanitárias em vários países do mundo.»

«Aqui devemos agradecer aos nossos parceiros da Turquia, Indonésia, Malásia, Argélia, Jordânia, África do Sul, Reino Unido, Nova Zelândia [Kia Ora Gaza], Noruega e Canadá [Freedom Flotilla Coalition campaigns] pelo seu generoso apoio para assegurar o sucesso deste projecto. Agradecemos também aos nossos parceiros nos comboios Miles of Smiles pelo seu esforço contínuo para completar a preparação [dos veículos] e a elevada coordenação com as autoridades competentes no Reino Hachemita da Jordânia e na República Árabe do Egipto com o objectivo de quebrar o cerco e permitir [ao comboio de ambulâncias] a entrada na Faixa de Gaza.»
 

Print Friendly, PDF & Email
Share