Solidariedade com a Palestina no Dia da Terra 2015

Em Março de 1976, as autoridades israelitas anunciaram a expropriação de grandes extensões de terras palestinas por “motivos de segurança” e para a construção de colonatos. No dia 30 desse mês, uma greve geral e grandes manifestações de protesto sacudiram as localidades palestinas em território do Estado de Israel. Na repressão sangrenta que se seguiu, seis palestinos foram mortos pelas autoridades de Israel e centenas foram presos ou feridos. Desde então, o dia 30 de Março ficou conhecido como o Dia da Terra, uma data que simboliza a luta do povo palestino pelo direito aos seus lares, às suas terras de cultivo, à sua Pátria.
O MPPM assinalou o Dia da Terra 2015, no dia 30 de Março, com uma Sessão Pública de Solidariedade com a Palestina, no Clube Estefânia, em Lisboa.
Foi projectado o filme “Muro de Ferro” , realizado por Mohammed Alatar (Palestina, 2006, 52’), seguindo-se um debate animado por Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM, e Miquelina Almeida, Vice-Presidente da Direcção do Clube Estefânia.
Print Friendly, PDF & Email
Share