Solidariedade com a Palestina em Almada

Almada pela Paz
Almada pela Paz e com a Palestina
No ano em que se assinala o 70º aniversário do fim da Segunda Grande Guerra, o Município de Almada patrocinou um conjunto de iniciativas sob o lema «Almada pela Paz». Neste âmbito, e inseridos também nas Jornadas de Solidariedade com a Palestina promovidas pelo MPPM, a cidade de Almada acolheu, na Sala Pablo Neruda do Fórum Municipal Romeu Correia uma exposição e dois colóquios em que a Palestina foi tema.
Gaza 2014 – Testemunho de uma Agressão
Entre 8 de Julho e 26 de Agosto de 2014, Israel bombardeou incessantemente a Faixa de Gaza e a sua população. A bárbara realidade desse mês e meio de bombardeamentos é a que é transmitida por esta exposição, produzida pela Câmara Municipal de Almada, com fotografias cedidas pela Missão Diplomática da Palestina e com organização e textos da responsabilidade do MPPM.
A exposição foi inaugurada no dia 3 de Novembro, com a presença do Embaixador da Palestina, Dr. Hikmat Ajjuri, e do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dr. José Gonçalves, e esteve patente ao público até 29 de Novembro.
Na breve alocução proferida na inauguração, o representante do MPPM deixou um alerta: 
[…] Esta exposição testemunha a violeta agressão de Israel contra o povo mártir de Gaza, entre 8 de Julho e 26 de Agosto do ano passado. Foi uma agressão de tal brutalidade que gerou uma condenação unânime da comunidade internacional. Os media deram-lhe grande cobertura e relatórios de comissões independentes acusam Israel da prática de crimes de guerra. 
É importante recordar esta agressão. Mas devemos questionar-nos sobre o que se passou depois, e que escapa ao interesse dos media. O povo de Gaza continua cercado no seu território. A prometida reconstrução, com ajuda internacional, não se concretizou. O tecido económico está destruído. E as agressões quotidianas prosseguem, tanto em Gaza como na Margem Ocidental.
Só no último mês e meio registou-se o assassinato de 73 palestinos praticados por soldados ou colonos israelitas. Mais de 2000 feridos. Mais de 300 actos de violência de colonos. Mais de um milhar de detenções. […]
A Palestina e a Paz no Médio Oriente
No dia 18 de Novembro houve um debate sobre «A Palestina e a Paz no Médio Oriente». Falou-se dos atentados de Paris, da situação no Médio Oriente e das provações por que passa o povo palestino, procurando evidenciar as suas causas próximas e remotas. 
Teve moderação e dinamização de Jorge Cadima, dirigente do MPPM, e António Delgado Fonseca, militar de Abril.
Gaza Um Ano Depois da Agressão
No dia 23 de Novembro, novo debate, desta vez fazendo um balanço de «Gaza Um Ano Depois da Agressão».
O debate incidiu, em especial, na situação vivida em Gaza que, no entanto, não pode ser dissociada da questão geral da ocupação sionista da Palestina.
Animou e moderou o debate Adel Sidarus, dirigente do MPPM.
Print Friendly, PDF & Email
Share