Soldados israelitas matam agricultor palestino na Faixa de Gaza

Um agricultor palestino morreu hoje no Sul da Faixa de Gaza depois de ser gravemente ferido a tiro por soldados israelitas, que o alvejaram quando trabalhava no seu terreno.
O Ministério da Saúde palestino informou que Mohammed Ata Abu Jame, de 59 anos, foi atingido nas costas pelos soldados israelitas enquanto trabalhava a terra. Transportado para o Hospital Nasser, em Khan Younis, veio a morrer devido aos seus ferimentos.
Segundo o exército de Israel, citado pelo jornal Haaretz, o homem entrou numa zona-tampão e aproximou-se da cerca da fronteira de Gaza com Israel, tendo sido baleado porque as forças do exército temiam que ele tentasse atravessar.
Testemunhas oculares palestinas afirmaram que o agricultor estava sozinho e não havia confrontos na área quando foi alvejado pelos soldados israelitas estacionados numa torre de observação.
Israel impôs uma zona-tampão de 300 metros no interior da Faixa de Gaza ao longo da fronteira comum, impedindo os palestinos de chegarem às suas terras perto da cerca de fronteira e disparando sistematicamente contra quem entra nessa zona-tampão, tendo já causado dezenas de vítimas, incluindo mortos.
A Faixa de Gaza, que está há mais de dez anos sujeita a um desumano bloqueio total por parte de Israel, com a colaboração do Egipto, encontra-se numa situação de catástrofe humanitária. A taxa de desemprego é a mais alta do mundo, só há energia eléctrica algumas horas por dia, os esgotos deixaram de ser tratados e praticamente não há água potável por contaminação dos aquíferos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share