Sessão Dia Internacional de Solidariedade

Quinta-feira, 29 de Novembro, 18 horas
Casa do Alentejo
Rua das Portas de Santo Antão, 58, Lisboa

Assinala-se no próximo dia 29 de Novembro o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino. Neste ano em que se avolumam as ameaças sobre a liberdade, se não sobre a própria existência, do povo palestino, é fundamental que se faça ouvir bem alto a voz da solidariedade internacional. Por isso, o MPPM apela a uma presença maciça na Sessão Pública de Solidariedade que promove nesse dia, a partir das 18 horas, na Casa do Alentejo, em Lisboa.
Com moderação de Carlos Araújo Sequeira, Presidente da Assembleia Geral do MPPM, haverá intervenções de Carlos Almeida, Vice-Presidente do MPPM; Nabil Abuznaid, Embaixador da Palestina; Pezarat Correia, Oficial General, Militar de Abril; António Bernardo Colaço, Juiz Conselheiro Jubilado, Membro da APJD; Zeinab Elghounaimi, Jurista Palestina (Gaza), Membro do Bureau da AIJD; Jamila Madeira, Deputada, Grupo Parlamentar de Amizade Portugal-Palestina.
Esta sessão, que conta com a colaboração da APJD – Associação Portuguesa de Juristas Democratas – e com o apoio da Casa do Alentejo, insere-se nas «Jornadas de Solidariedade com a Palestina» que o MPPM promove anualmente, em resposta ao apelo lançado em 1977 pela Assembleia Geral da ONU, e que integra um conjunto de iniciativas destinadas a divulgar a história, a cultura e a luta do povo palestino, e a sensibilizar a opinião pública portuguesa para a necessária, urgente e inadiável solidariedade para com este povo mártir.
Recorde-se que, em 29 de Novembro de 1947, a Assembleia Geral da Nações Unidas adoptou a resolução 181 (II) sobre a partilha da Palestina em dois Estados, um árabe e um judaico, com um regime especial para Jerusalém. Destes, porém, só o Estado judaico foi constituído. Por isso, em 1977, volvidos 30 anos, «profundamente preocupada por não ter sido alcançada nenhuma solução para o problema da Palestina, e por este continuar a agravar o conflito no Médio Oriente, de que é o cerne, e a pôr em perigo a paz e a segurança internacionais», a Assembleia Geral da ONU adoptou a resolução 32/40 B em que proclama 29 de Novembro como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, convidando «todos os Governos e organizações a cooperar na implementação da presente resolução».

Print Friendly, PDF & Email
Share