Rim Banna – consagrada compositora, cantora e activista palestina – faleceu hoje em Nazaré

Rim Banna, representante respeitada da moderna cultura palestina, faleceu hoje, em Nazaré, onde tinha nascido há 51 anos e vivia com os seus três filhos.
Estudou canto e direcção musical no Instituto Superior de Música de Moscovo.
No início dos anos 90 foram populares as suas versões de canções tradicionais infantis que estavam à beira do esquecimento.
Compôs as suas próprias canções e musicou poemas tradicionais palestinos, dando-lhes uma nova vida. As suas canções reflectiam a sua preocupação com o sofrimento do seu povo.
Em 2003 participou no projecto norueguês «Canções de Embalar do Eixo do Mal», com artistas ocidentais e do Médio Oriente, em protesto contra a política de George W. Bush.
O álbum «Espelho da Minha Alma» (2005) foi dedicados a todos os presos políticos palestinos e árabes nas prisões israelitas e inclui canções de desespero e esperança sobre a vida de um povo em luta.
Muitos dos seus álbuns têm uma forte mensagem política, como «Jerusalém Eterna» (2002); «Canções Através dos Muros de Separação» (2008), com artistas do Médio Oriente, África, América Central e do Norte, e Europa; «Flores de Abril» (2009), dedicado às crianças de Gaza; ou «Canções de uma Primavera Roubada» (2014), com artistas ocidentais e de países da “Primavera Árabe”.
Rim Banna era admirada pela qualidade artística das suas canções e respeitada pela defesa corajosa que fazia das suas convicções.
 
Rim Banna - Ya Sitti
Print Friendly, PDF & Email
Share