Porta-voz de Mahmoud Abbas: Não aceitaremos mudanças nas fronteiras de 1967 em Jerusalém

Os palestinos não aceitarão quaisquer mudanças na fronteira de 1967 de Jerusalém Oriental, afirmou hoje Nabil Abu Rudeineh, porta-voz de Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Palestina.
Abu Rudeineh reagia a declarações atribuídas a um responsável da Casa Branca segundo as quais os Estados Unidos consideram que a edificação a que os judeus chamam Muro Ocidental ou Muro das Lamentações, e que os muçulmanos designam por Muro de Al-Buraq, faz parte de Israel.
«Esta posição estado-unidense prova mais uma vez que a actual administração dos EUA está completamente fora do processo de paz», declarou Abu Rudeineh. «Continuar com esta política estado-unidense, quer se trate de reconhecer Jerusalém como a capital de Israel e de mudar a embaixada dos EUA para a cidade ou de tomar uma decisão unilateral sobre as questões do estatuto final, viola o direito internacional e consolida a ocupação. Isso não é aceitável para nós e nós denunciamo-lo», concluiu.
O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, deverá realizar uma visita oficial ao Muro Ocidental na quarta-feira, após a sua chegada a Israel. Em Maio passado, Donald Trump foi o primeiro presidente dos EUA em efectividade de funções a visitar o muro.
O muro está localizado na parte de Jerusalém que Israel ocupou em Junho de 1967, ocupação que persiste há 50 anos e que a comunidade e o direito internacionais consideram ilegal.
Desde o anúncio por Donald Trump do reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, têm-se multiplicado os protestos em toda a Palestina ocupada e também por todo o mundo, incluindo em Israel. A repressão das forças israelitas já causou pelo menos 900 feridos e 10 mortos palestinos.
 
Print Friendly, PDF & Email
Share