Pior agressão israelita a Gaza desde 2014

Israel lançou neste sábado os seus maiores ataques aéreos contra a Faixa de Gaza desde a guerra de 2014. Segundo o diário israelita Haaretz, os militares do Estado sionista atingiram mais de 40 alvos do Hamas em toda a Faixa de Gaza no espaço de 24 horas.
Foram mortos dois rapazes palestinos, de 15 e 16 anos, ficando feridas outras 12 pessoas, quando aviões militares israelitas bombardearam um prédio vazio na cidade de Gaza na noite de sábado.
«As forças armadas israelitas desferiram o golpe mais forte contra o Hamas desde [a guerra de Gaza em 2014] e vamos aumentar a intensidade dos nossos ataques conforme necessário», declarou Netanyahu num vídeo.
Em resposta, na madrugada de sábado a resistência palestina disparou mais de 190 rockets e morteiros contra postos militares e povoações israelitas em redor da Faixa de Gaza, 37 dos quais foram interceptados pelo sistema de defesa antimísseis israelita Iron Dome.
O Hamas sublinhou a resposta imediata e forte da resistência palestina aos ataques militares israelitas. O porta-voz do Hamas, Fawzi Barhoum, elogiou a resistência pela sua capacidade de «transmitir mensagens e manter um equilíbrio de dissuasão rápida e suficiente» para conter qualquer escalada militar israelense no terreno.
Entretanto, na noite de sábado o Hamas e a Jihad Islâmica Palestina anunciaram um cessar-fogo, na sequência de esforços de mediação regionais e internacionais.
Segundo o Haaretz, o governo de Israel aceitou os termos do cessar-fogo que o Hamas e a Jihad Islâmica acordaram com uma terceira parte, incluindo a decisão de cessar o ataque aéreo contra a Faixa de Gaza.

Print Friendly, PDF & Email
Share