Personalidades da cultura britânicas exortam BBC a pressionar a Eurovisão para o Festival não ser em Israel

Cinquenta personalidades da cultura britânica assinaram uma carta convidando a BBC a cancelar a cobertura do Festival da Eurovisão deste ano porque está previsto que ocorra em Israel, a 18 de Maio.

A carta, publicada no jornal britânico The Guardian, critica Israel pela ocupação de territórios palestinos.

Os subscritores, entre os quais se contam a estilista Vivienne Westwood, o cineasta Mike Leigh, as actrizes Julie Christie e Maxine Peake, os músicos Peter Gabriel, Wolf Alice e Roger Waters e os escritores  Caryl Churchill e AL Kennedy, afirmam que «não podemos ignorar a violação sistemática por Israel dos direitos humanos dos palestinos».

Como o representante britânico ao Festival será escolhido a 8 de Fevereiro no programa You Decide (Você Decide), a carta lembra que  «“Você Decide” não é um princípio aplicado aos palestinos, que não podem decidir afastar a ocupação militar de Israel e viver livres do apartheid. Até mesmo aos palestinos com cidadania israelita foi dito na lei do Estado-nação aprovada no ano passado que apenas os judeus têm o direito à autodeterminação nacional”».

A carta termina exortando a BBC a exercer pressão no sentido de o Festival da Eurovisão ser transferido para um país onde não estejam a ser cometidos crimes contra a liberdade de expressão.

Print Friendly, PDF & Email
Share