Parar a guerra! Dar uma oportunidade à Paz!

O MPPM associa-se a outras organizações promotoras da paz e dos direitos das pessoas e dos povos subscrevendo este Apelo em defesa da paz e convoca todas as pessoas amantes da paz para participarem nas iniciativas que se vão realizar em todo o país.

Em Março, Junho e Outubro de 2022, milhares de pessoas convergiram em defesa da paz, em importantes actos públicos, desfiles e concentrações que se realizaram por todo o país.

Em 2023, vamos voltar de novo à rua porque é urgente:

Parar a confrontação e guerra, seja na Palestina, no Sara Ocidental, na Síria, no Iémen ou na Ucrânia, com as trágicas consequências e os sérios perigos que comportam.

Pôr fim à escalada armamentista e às sanções, que atingem as condições de vida dos trabalhadores e das populações, enquanto as multinacionais do armamento, da energia, da alimentação, da distribuição acumulam fabulosos lucros.

Que a diplomacia para a solução política dos conflitos substitua a ingerência, o militarismo e o uso ou a ameaça do uso da força nas relações internacionais.

O respeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e da Acta Final da Conferência de Helsínquia, caminho para assegurar os direitos dos povos, a paz, a segurança e a cooperação.

Que o Governo português não contribua para o agravamento do conflito, do militarismo, da guerra, e cumpra os princípios da Constituição da República Portuguesa, como o direito à autodeterminação dos povos, a não ingerência nos assuntos internos de outros Estados, a solução pacífica dos conflitos internacionais, a dissolução dos blocos político-militares, o desarmamento geral, simultâneo e controlado.

Afirmar que todos os povos têm direito à paz, condição essencial para a justiça e o progresso social, para o bem-estar de toda a Humanidade.
Repudiar as manifestações de fascismo, nazismo, xenofobia, racismo onde quer que se manifestem.

Promover a solidariedade e a amizade entre todos os povos.

Apelamos a todos quantos aspiram à paz a participar nas acções que se vão realizar em diversas cidades, incluindo:

Em Viseu, dia 11 de Fevereiro, às 11h30, no Rossio
em Lisboa, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo de Camões
em Évora, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo Camões
em Setúbal, dia 16 de Fevereiro, às 18h00, no Largo da Misericórdia
em Corroios, dia 17 de Fevereiro, às 18h00, na Estação Ferroviária
em Coimbra, dia 17 de Fevereiro, às 18h00, no Largo da Portagem
no Porto, dia 18 de Fevereiro, às 16h00, na Praça da Batalha

Pela paz, todos não somos demais!

Veja aqui a versão do Apelo com a lista actualizada de locais e de organizações subscritoras 

Print Friendly, PDF & Email
Share