No Domingo de Páscoa colonos judeus destruíram centenas de oliveiras perto de Belém

Colonos judeus do colonato ilegal de Sidi Boaz arrancaram no Domingo de Páscoa cerca de 350 oliveiras pertencentes a agricultores palestinos na cidade de al-Khader, perto de Belém, na Cisjordânia ocupada.

Já no início de Março, no espaço de duas semanas, colonos judeus tinham assaltado pomares pertencentes a agricultores palestinos de al-Khader, e aí destruíram meia centena de videiras.

Numa outra acção terrorista dos colonos judeus, hoje, pela segunda semana consecutiva, os colonos do bloco ilegal de colonatos Gush Etzion abriram os esgotos para inundar as terras agrícolas palestinas na cidade vizinha de Beit Ummar, no sul da Cisjordânia, segundo declarou Mohammad Awad, um activista local, à agência noticiosa WAFA.

As águas residuais inundaram as explorações agrícolas plantadas com videiras, numa acção que os colonos repetem intencionalmente todos os anos para destruir as culturas, causando graves danos e prejuízos financeiros aos agricultores.

Os ataques de colonos judeus a agricultores palestinos e às suas propriedades têm vindo a aumentar durante o actual estado de emergência na Cisjordânia devido à pandemia do COVID-19.

Ao longo dos anos, as autoridades de ocupação israelitas promoveram uma cultura de impunidade para os colonos judeus que cometem actos de vandalismo e ataques contra os palestinos na Cisjordânia ocupada e a Autoridade Palestiniana não tem jurisdição sobre os colonos judeus.

«Os colonos armados atacam os agricultores palestinos em toda a Cisjordânia, muitas vezes sob a protecção do exército israelita. Uma das suas principais missões é arrancar árvores palestinas e incendiar pomares, numa tentativa de forçar os palestinos a partir, como primeiro passo para lhes roubar as terras e construir mais colonatos ilegais», escreveram Ramzy Baroud e Romana Rubeo, num artigo recente citado pela Palestine Chronicle.

«Israel não mostra respeito pela Palestina e pelo seu povo. O Estado colonial sionista está a destruir habitats, animais e espécies locais que são únicos na região», acrescentaram Baroud e Rubeo.

Print Friendly, PDF & Email
Share