No Dia Internacional dos Migrantes, solidariedade também com os refugiados palestinos

Comemora-se hoje o 29.º aniversário da adopção pela Assembleia Geral das Nações Unidas de uma resolução sobre a Convenção Internacional sobre a Protecção dos Direitos de Todos os Trabalhadores Migrantes e dos Membros das suas Famílias.

No mesmo mês (11 de Dezembro de 1948), 42 anos antes da adopção dessa convenção, a Assembleia Geral da ONU adoptou a Resolução 194, que consagra que os refugiados palestinos, expulsos à força de suas terras ancestrais em 1948, quando Israel foi criado, têm o direito de retornar, o que o Estado de Israel lhes tem negado até agora.

Actualmente, ao mesmo tempo que os refugiados palestinos anseiam pelo momento do regresso à sua pátria, outros migrantes em todo o mundo deixam a sua terra natal à procura de um lugar mais seguro para uma vida melhor.

Como o dia de hoje foi designado como Dia Internacional dos Direitos dos Migrantes, vamos assinalar esta ocasião reforçando um clima de igualdade, justiça e direitos humanos para todos os migrantes/refugiados do mundo, juntando-nos à acção online para este dia lançada por uma vasta coligação de organizações e movimentos que trabalham acerca dos direitos dos migrantes na Europa.

Vamos unir-nos e apoiar este esforço usando as hashtags propostas #PeopleVsWalls ou #StopCorporateProfitatBorders para renovar as nossas exigências de direitos para os migrantes e refugiados, incluindo o direito de retorno dos refugiados palestinos, e contra o papel de Israel na militarização da Europa, especialmente no quadro das suas políticas anti-migração.

Vamos usar o dia 18 de Dezembro para que a UE saiba que não concordamos com as suas políticas:
• Presidente da Comissão Europeia: Von der Leyen: @vonderleyen https://twitter.com/vonderleyen
• Comissário da CE - Migração e Asilo/Assuntos Internos: @YlvaJohansson https://twitter.com/YlvaJohansson
• Comissário da CE - Modo de Vida Europeu: @MargSchinas https://twitter.com/MargSchinas
• Comissão Europeia Geral: @EU_Comissão https://twitter.com/EU_Commission
• Parlamento Europeu: @Europarl_EN https://twitter.com/Europarl_EN

Print Friendly, PDF & Email
Share