Nakba: 72 anos de limpeza étnica, 72 anos de resistência

O povo palestino assinala hoje, 15 de Maio, o 72º aniversário dos acontecimentos que ficaram conhecidos como “Nakba” – a catástrofe – e que rodearam a criação do Estado de Israel em 1948.

Na impossibilidade de nos reunirmos num acto público, como tem sido uso, a presidente do MPPM, actriz e encenadora Maria do Céu Guerra, gravou esta mensagem, em que a evocação do passado nos alerta para os perigos que ameaçam o futuro da Palestina.

Maria do Céu Guerra empresta também a sua voz para dar vida ao poema «Aqui ficaremos», de Tawfiq Zayyad, um manifesto de resistência do povo palestino. 


Se quiser saber mais sobre a Nakba, sugerimos um filme:

The Land Speaks Arabic (Maryse Gargour,2007, 61’) - Relata a progressiva ocupação do território da Palestina pelos judeus, com a consequente expulsão dos seus habitantes milenares. O filme dá voz a um dos principais historiadores palestinos da actualidade, Nur Masalha, que explica a história do seu país antes da criação do Estado de Israel.

e alguns livros:

- Ilan Pappe, The Ethnic Cleansing of Palestine, Oxford, Oneworld Publications Limited, 2006
- Ilan Pappe, História da Palestina Moderna. Uma Terra, Dois Povos, Lisboa, Editorial Caminho, 2007 (2004)
- Nur Masalha, The Palestine Nakba. Decolonising History, Narrating the Subaltern, Reclaiming Memory, London & New York, 2012.
- Rashid Khalidi, The Hundred Years’ War on Palestine. A History of Settler Colonial Conquest and Resistance, London, Profile Books, 2020
- Elias Khoury, A Porta do Sol, Lisboa, Quetzal Editores, 2012 (1998)
- Susan Abulhawa, Madrugadas em Jenin, Lisboa, QUIDNOVI, 2009 (2006)
- Mahmoud Darwich, Na Presença da Ausência, Porto, Flâneur, 2018

Print Friendly, PDF & Email
Share